Inicial / Notícias / Hamm destaca importância do setor orizícola para a economia gaúcha

Hamm destaca importância do setor orizícola para a economia gaúcha

Print Friendly, PDF & Email

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) participa amanhã (27) da 20ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Camaquã (RS). Desde o dia 25, o evento acontece no Parque do Sindicato Rural de Camaquã. A maior vitrine do agronegócio do arroz tem a promoção da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), presidida por Renato Rocha e da Associação dos Arrozeiros do município, presidida por José Carlos Gross. O evento conta com apoio do Instituo Rio-grandense do Arroz (Irga) e da Embrapa Clima Temperado de Pelotas.

Hamm destaca a importância do setor orizícola para a economia gaúcha e defende maior proteção agrícola para a atividade. “O setor orizícola precisa do apoio governamental com a efetivação de políticas agrícolas que permitam maior estabilidade na comercialização ao longo do ano”. O deputado comenta que o setor vive o momento da colheita e esse evento anual demonstra o potencial da produção, apresenta tecnologias e fomenta a troca de experiências sobre a lavoura gaúcha. Ainda lembra que o Estado é o maior produtor do grão da América Latina.

Outras programações estão sendo efetivadas como cursos e oficinas sobre regulagem de colhedoras, secagem e gestão ambiental; painéis com temas como desoneração da cadeia do arroz como estratégia para alavancar as exportações brasileiras; vitrines tecnológicas e balcão de negócios.

Na edição anterior da Abertura da Colheita do Arroz, realizado em Cachoeirinha (RS), Hamm foi homenageado com o título “Homem do Arroz” pela Federarroz e Irga.