Inicial / Outras Notícias / Agenda cultural celebra reinauguração do Espaço Oscar Niemeyer
Agenda cultural celebra reinauguração do Espaço Oscar Niemeyer - Blog Edgar Lisboa. Foto: Reprodução/Internet

Agenda cultural celebra reinauguração do Espaço Oscar Niemeyer

Print Friendly, PDF & Email

Equipamento cultural é entregue à sociedade com lançamento de exposição

Uma das atrações neste fim de semana no Distrito Federal é a reabertura do Espaço Oscar Niemeyer. Fechado desde 2015, o local apresenta, a partir de sábado (24), a exposição do artista goiano Siron Franco ‘Césio 157’.

Há, ainda, opções de teatro, música e dança.

Confira a programação completa.

Reabertura do Espaço Oscar Niemeyer – 24/ 08 – 17 horas
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa reabre, no próximo sábado (24), o Espaço Oscar Niemeyer. Fechado desde 2015, o local, que integra o complexo arquitetônico e cultural da Praça dos Três Poderes, funcionará como espaço expositivo.

O equipamento cultural será reinaugurado com a exposição do artista goiano Siron Franco ‘Césio 137’. A mostra conta com 50 óleos sobre papel inéditos, 12 telas e quatro esculturas que contam através da arte o maior acidente radioativo em área urbana no Brasil, em 1987. A exposição de reabertura do EON ficará aberta ao público do dia 24 de agosto ao dia 30 de outubro de 2019.

Para marcar a entrega do espaço revitalizado à comunidade do Distrito Federal e a abertura da mostra, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa realiza no sábado (24), a partir das 17h, um evento com apresentação do quinteto de metais da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

Espaço Cultural Renato Russo

Tropeço/ Cena Contemporânea 2019 – 22 a 25/08 – Quinta a sábado 19h, domingo 18 h.
O espetáculo Tropeço é parte de uma pesquisa em dramaturgia física, onde a fragmentação de parte do corpo ganha personalidade através do movimento. Sobre uma mesa, com baús e alguns pequenos objetos, cria-se um mundo onde dois atores manipuladores e suas mãos dão vida a duas personagens: duas velhas que moram juntas.
Entrada: R $40 (inteira)/ Classificação Indicativa: 14 anos – Teatro de Bolso.

Oficina – Projeto Cinema Mundo Antigo 23/08 – 14h às 18h
O Projeto Cinema Mundo Antigo apresenta Satyricon (1968) de Federico Fellini. Adaptação livre da obra homônima do latino Petrônio, escrita provavelmente no ano de 61 d.C. O cenário é o Império Romano dos primeiros séculos cristãos, vistos em versos satíricos. Na trama fragmentada de Fellini, o eixo se concentra na história de Encolpio (Martin Potter), que disputa com seu amigo Ascilto (Hiram Keller) o afeto do jovem Gitone (Max Born). Encolpio participa de orgias, vira escravo e encontra até a lenda viva do Minotauro. Oficina ministrada por Gilson Charles dos Santos.  Entrada franca/ Classificação Indicativa 16 anos. Número de vagas: 60.

Para não morrer/ Cena Contemporânea 2019 – 21 a 23/08 – quarta, quinta e sexta às 20 h
O espetáculo trata das mulheres de hoje, com temas relacionados ao feminismo, alertando do que está adormecido, das coisas esquecidas para despertar. Sentada em uma poltrona, a atriz apresenta uma limitação física, que não a impede de falar e interseccionar vivências e aprendizados, evocando presenças, alternando ao mesmo tempo força e ternura. Uma homenagem às mulheres, de ontem e de hoje.
Entrada: R$ 40 (inteira) / Classificação Indicativa: 14 anos – Teatro Galpão.

Complexo Cultural de Planaltina
Dando continuidade ao projeto “Complexo em Movimento” o mês de agosto conta com  oficinas de batalhas de rima, aulas de dança (charme e flashback), teatro, percussão, empreendedorismo e ritmos regionais.  Com data fixa até o dia 26, a exposição “Arte sem Fronteiras”, expõe obras de artistas locais e continua aberta ao público, de segunda a domingo, a partir das 09 horas.
Na sexta (23) o CCP conta com a Guerra do Flow às 19h e o Ensaio de Tambores do Amanhecer. Já no sábado (24) a Trupe Grupo por um Fio ensaia às 9h, com oficina de dança 10h e aula de dança charme às 14h.  O fim de semana fecha com mais um ensaio da Trupe por um Fio, às 17h.
Entrada franca/ Classificação indicativa livre.

Cine Brasília
A programação que entra em cartaz a partir desta quinta-feira (22) traz dois filmes que lidam com os limites do ser humano. A reação do ser humano diante do adoecimento psíquico (“Fourteen”) e da sociabilidade comprometida numa sociedade privada de democracia (“Vermelho Sol”). Continua em exibição “A noite dos Desesperados”, que permite pensar o papel da indústria cultural na gênese de “reality shows”. De 22 à 25/08 com exibição nos seguintes horários: 16h- Fourteen,  18h- Vermelho Sol e 20h- A Noite dos Desesperados. Entrada R$ 12 inteira. Classificação indicativa 14 anos. Bilheteria somente em dinheiro

Museu Vivo da Memória Candanga
O Museu Vivo da Memória Candanga continua com a programação fixa com cursos de costura, gravura, cerâmica, papel e da técnica pinhole.  O local ainda abriga e exposição permanente “Poeira, Lona e Concreto”, e a Casa Verde recebe temporariamente a mostra Seu Pedro. Confira os dias e horários das oficinas:
Oficina da Costura – Katy Ateliê – funcionamento de segunda a sexta-feira com turmas de 9h às 12h e 14h às 17h,  sábado de 9h às 12h – Formando turmas em todos os horários. Oficina da Gravura – quarta e sexta-feira – 9h às 12h e 14h às 17h. Oficina de Cerâmica – quintas-feiras – 9h às 12h e 14h às 17h. Oficina do Papel – Fundação Pedro Jorge – Quarta-feira de 14h às 17h. Oficina de Pinhole – segunda, terça e quarta das 14h às 17h.

Museu Nacional
Lançamento da mostra “Itinerâncias” da 33ª Bienal de São Paulo 29/08
O Museu Nacional da República continua com as exposições dos artistas Farnese de Andrade, e Lia do Rio. Além, disso o MN lançará a exposição “Itinerâncias” da 33ª Bienal de São Paulo. Esta é uma das mostras itinerantes da 33ª Bienal de São Paulo – “Afinidades afetivas”, que recebeu mais de 700 mil visitantes no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, entre setembro e dezembro do ano passado. Estarão presentes 50 obras de autores importantes, como a da escultora brasileira Denise Milan, artista plástica e multimídia, que usa pedras de eixo criativo e executa obras nas áreas de arte pública, escultura, artes cênicas, poesia, impressão e vídeo-arte.
A visitação está aberta de terça a domingo, de 9h às 18h30 – Classificação indicativa livre – Entrada gratuita.

Palestra – Conceitos da 33ª Bienal

No dia 27/08, das 9h30 às 12h30 o Museu Nacional receberá o público para uma palestra e exercícios de atenção, a respeito das pesquisas curatoriais e dos artistas que integram a mostra em Brasília. ação também convida à prática de atenção prolongada a obras da exposição e/ou à arquitetura do entorno, com etapas de observação, registro e compartilhamento. Em seguida, será realizada uma reflexão sobre as experiências dos participantes.
Inscrições gratuitas pelo site: http://bienal.org.br/agenda/7174

Casa do Cantador

Tradicional no cenário da música regional, a Casa do Cantador conta com a “Pegada Nordestina”. Com muita animação, o evento que ocorre no sábado (24) às 20 horas, conta a programação musical dos repentistas Chico de Assis e João Santana, com o show de rap Rapadura e a apresentação do Teatro de Bonecos: Mamulengo Fuzuê.
Entrada franca/ Classificação indicativa livre.

Confira também nossas redes sociais! Instagram/Twitter/Facebook: @SececDF

Matéria na íntegra no site:

http://www.cultura.df.gov.br/agenda-cultural-celebra-reinauguracao-do-espaco-oscar-niemeyer/

Blog Edgar Lisboa, com informações da Secretaria de Cultura