22 de novembro de 2017
Inicial / Notícias / Ana Amélia é escolhida melhor senadora de 2017 no prêmio Congresso em Foco

Ana Amélia é escolhida melhor senadora de 2017 no prêmio Congresso em Foco

Print Friendly, PDF & Email

A parlamentar gaúcha Ana Amélia (PP-RS) foi escolhida como a melhor senadora de 2017 na 10ª edição do tradicional prêmio Congresso em Foco, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (19), em Brasília. A escolha foi feita por um júri formado por cidadãos apartidários que acompanham as atividades do Congresso Nacional. Concorreram apenas parlamentares que não respondem a inquéritos criminais.

— Ser agraciada como a melhor senadora, pela escolha do júri, é enorme estímulo, é gratificante e honroso. Esse reconhecimento aumenta a responsabilidade do meu mandato, especialmente nesse momento de descrédito da política — disse a senadora.

Ana Amélia também foi premiada como a segunda melhor senadora na escolha feita pela internet, na qual foram computados mais de 1 milhão de votos e entre os parlamentares que mais atuam em defesa da agricultura e da pecuária brasileira, na votação dos internautas e na escolha do júri.

Atualmente em sua décima edição, o prêmio foi criado para homenagear os melhores congressistas do país e enfrentar a ideia de que os políticos são iguais e todos eles desonram o mandato que receberam da população. Segundo o fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa, a 10ª edição do prêmio bateu recordes de audiência no site e foi marcado pela busca de referências políticas num cenário de profunda frustração com as lideranças e os partidos tradicionais.

Diretora da Associação Nacional de Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Lucieni Pereira da Silva, uma das integrantes do júri, disse que os avaliadores consideraram “a visão do parlamentar sobre o controle externo, a gestão pública, o controle social e a transparência. Segundo ela, a definição dos melhores parlamentares pelo júri foi marcada pela convergência e pelo respeito entre os participantes do colegiado.

Premiação

O prêmio Congresso em Foco é considerado o “Oscar da Política Brasileira”. Desde que a senadora Ana Amélia assumiu o mandato, em 2011, essa é a quinta edição do prêmio realizada pelo site Congresso em Foco. A parlamentar gaúcha foi agraciada em todas na lista dos melhores senadores e ainda recebeu premiações individuais nas categorias defensora dos municípios, em 2011; defensora dos servidores públicos e dos aposentados e defesa do consumidor, em 2012; e entre os parlamentares que mais atuam em defesa da educação, em 2013.

Em 2014 não houve edição em função das eleições e em 2016 a premiação também não foi realizada em função da crise política no país.

Para júri especializado, senador Paim é o melhor congressista na defesa da seguridade social 

Pela décima vez, o senador Paulo Paim (PT-RS) foi escolhido um dos melhores senadores do Brasil. Este ano a premiação teve três filtros. Foram feitas consultas na internet, com os jornalistas que cobrem o Congresso e, de maneira inédita, um júri especializado.

Apenas dois parlamentares ficaram entre os premiados nesses três filtros. Paulo Paim é o único senador nessa condição, também usufruída por um deputado.Pela votação do júri especializado, ele foi premiado um dos seis melhores senadores do ano. Ainda pelo júri, o senador Paim foi escolhido o congressista que mais se destaca na defesa da seguridade social.*

Pelos internautas, o senador Paim foi o terceiro mais votado no Senado, com 21.863 votos. Também na votação da internet, Paim ficou entre os cinco que melhor representam a população na defesa da seguridade social (com 3.843 votos, na quarta colocação).Já na votação dos jornalistas, o senador foi eleito o segundo melhor da Casa.

“Há uma frase do Mário Quintana que há muitos anos me acompanha. ‘Se as coisas são inatingíveis… Ora, ora, não é motivo para não querê-las. Que triste os caminhos, se não fora a mágica presença das estrelas’. Por isso eu acredito que a cidadania é como o Universo: sempre haverá uma descoberta a alcançar e uma estrela nova a ser confirmada. O nosso mandato é assim, escuta e conversa com todos e todas, busca da melhor forma possível expressar ações que possibilitem o bem viver da nossa gente. Eu só tenho a agradecer esse reconhecimento e dizer que, como um jovem que está descobrindo o amor, eu ainda sei que a luta por um país mais justo e soberano está apenas iniciando. Que venham novos desafios”, disse Paim.

Participaram dessa disputa todos os 377 parlamentares aptos a concorrer ao prêmio (aqueles que não respondem a inquérito ou ação penal).