Inicial / Outras Notícias / Brasília é escolhida para intercâmbio cultural com Doha

Brasília é escolhida para intercâmbio cultural com Doha

Print Friendly, PDF & Email

Brasília – A capital federal foi escolhida pelo Departamento Cultural de Doha, capital do Catar, para ser destino, em 2014, de um programa de intercâmbio que fará parte do Ano do Catar no Brasil e vice-versa.

“A cada ano um país é selecionado. Em 2012, a vez foi do Japão, depois o Reino Unido (2013). Em 2014, Brasília terá a oportunidade de receber as atividades culturais, educacionais, esportivas e firmar negócios a partir dessa aproximação”, explicou o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves.

Para escolher Brasília, as autoridades de Doha, no Oriente Médio, levaram em conta a estrutura de segurança, que inclui efetivo substancial de agentes e investimentos em tecnologia nesse setor, como sistema de vigilância monitorada 24 horas.

“O Oriente Médio é forte no que diz respeito ao desenvolvimento econômico e bastante respeitado mundo afora. Será muito bom para Brasília realizar esse intercâmbio”, disse Luis Otávio Neves.

Segundo o secretário, a ocasião possibilitará que a capital federal seja inserida em um contexto diferenciado, que ampliará o perfil dos visitantes cativos da cidade e do Brasil por meio de ações que valorizem a interação de jovens e adultos e a troca de experiências.

“Os eventos ocorrerão no ano da Copa do Mundo de 2014 e poderão trazer muitas surpresas nesse contexto. O Catar será a sede do mundial em 2022, por isso, temos muito para aprender e para ensinar”, complementou o secretário.

Os aspectos culturais também fizeram a diferença na hora da escolha, e museus e centros de cultura contribuirão, por exemplo, com apresentações da Orquestra Sinfônica no país árabe e outras atividades que representarão a miscigenação de culturas do Brasil.

“Temos aqui reunidas as mais fortes tradições dos estados brasileiros. Os candangos prezaram muito e continuam zelando pela manutenção dos costumes, por isso, podemos representar fielmente cada parte do Brasil”, salientou o secretário.

INCENTIVOS – A Secretaria de Turismo buscará apoio de entidades do setor e da Embratur para formatar pacotes e tarifas especiais no período para beneficiar turistas, estudantes e grupos de árabes em viagens para Brasília e demais destinos nacionais.

No ano do Catar no Brasil, a pasta trabalhará com outros órgãos do Governo do Distrito Federal, tais como o Arquivo Público e as secretarias de Cultura e de Esporte para oferecer opções integradas e diversificadas na programação geral.

A realização das atividades é baseada no acordo assinado em 2010 entre os governos do Brasil e do Catar, que inclui formas de evitar dupla tributação dos lucros do transporte aéreo internacional, isenção de vistos em passaportes oficiais, entre outros tópicos.