2 de dezembro de 2017
Inicial / Outras Notícias / Câmara Legislativa do DF homenageia Advogados Criminalistas com Sessão Solene
Câmara Legislativa do DF homenageia Advogados Criminalistas com Sessão Solene - Blog Edgar Lisboa. Foto: Carlos Gandra/CLDF

Câmara Legislativa do DF homenageia Advogados Criminalistas com Sessão Solene

Print Friendly, PDF & Email

O deputado distrital Raimundo Ribeiro recebeu, no Plenário da Câmara Distrital, autoridades, advogados, entre outros profissionais do direito, para Sessão Solene em Comemoração ao Dia do Advogado Criminalista (2 de dezembro). Para representar essa classe tão importante, fizeram parte da mesa o Defensor Público do DF, Ricardo Batista, o Presidente da OAB-DF, Juliano Costa Couto, o Presidente da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas – ABRACRIM/DF, Michel Saliba, o Presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do DF-ACRIM/DF, Andrew Fernandes, o Presidente da Comissão de Ciências Criminais da OAB/DF, Alexandre Queiroz, os advogados Paulo Alexandre, Fernanda Gomes e Marília Gabriela.

Na oportunidade, o deputado lembrou a importância de todas as áreas de atuação dos advogados. Mas, ressaltou a batalha diária enfrentada pelo criminalista. “Estamos comemorando o Dia do Advogado Criminalista. Evidentemente, poderíamos estar homenageando todos os advogados nas diversas áreas de atuação. Mas agora é Lei no Distrito Federal comemorar o dia 2 de dezembro como dia do advogado criminalista”, observou Raimundo Ribeiro.

O parlamentar lembrou ainda a busca da sociedade ao longo dos anos pela liberdade e, segundo ele, os advogados são responsáveis por garantir isso. “Passamos não apenas a tentar advogar pelo nosso cliente, mas também para que a Lei nesse país seja respeitada. Aquilo que deveria ser obvio passa a ser uma luta da sociedade. Isso se não tivermos discernimento necessário nos levará ao retrocesso”, avaliou Ribeiro. Ele lembrou também a missão dos advogados de fazer respeitar o Estado Democrático de Direito. “Hoje, não basta ter conhecimento das leis, é necessário termos coragem de exigir o cumprimento destas. Antes de ser deputado, sou advogado e tenho orgulho de ser. Tenho consciência da obrigação de defender não apenas quem não tem voz, mas de defender a sociedade como um todo”, completou Ribeiro.

OAB/DF

O Presidente da OAB-DF, Juliano Costa Couto, também lembrou as dificuldades enfrentadas pelos advogados criminalistas. “Eles enfrentam a espada e a encruzilhada que é lidar com o Estado. Ressalto que quem briga e vai à luta são os criminalistas. Hoje, precisamos estar sempre atentos, pois estamos diante de um Estado punitivo”, avaliou Couto.

“Muito importante a criação desta data comemorativa. Essa iniciativa representa muito para os que atuam nesta área”, opinou Alexandre Queiroz, presidente da Comissão de Ciências Criminais da OAB/DF. Ele lembrou que na OAB-DF não havia uma Comissão específica para tratar dessa área. “Aos poucos fomos criando nosso espaço e agora, estamos fortes e batalhando pela melhoria dos nossos profissionais”, observou Queiroz.

Andrew Fernandes, Presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do DF-ACRIM/DF, completou a frase de Juliano Costa Couto ao comparar o advogado criminalista como guerreiro, combatente. “Lutamos pela garantia das regras do jogo. Lutamos pela liberdade. Costumo dizer que no nosso DNA está a audácia. Em pleno século XXI temos um novo desafio: não sabemos mais o limite do permitido e do proibido”, afirmou o Presidente da ACRIM/DF .

Ao encerrar o deputado Raimundo Ribeiro lembrou que o objetivo da Câmara Legislativa é ser palco das grandes discussões e, para ele, receber autoridades e profissionais desse meio é gratificante. “Com estes eventos, podemos estar diretamente com nossos colegas. Hoje, estamos parabenizando os advogados criminalistas, lembrando a luta deles e os desafios que vencem a cada dia”, finalizou o parlamentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *