20 de janeiro de 2019
Inicial / Repórter Brasília / Caminho das Pedras

Caminho das Pedras

Print Friendly, PDF & Email

Um experiente deputado federal gaúcho, avaliou para a coluna Repórter Brasília, o  cenário atual do novo Congresso Nacional. Ele destacou que as “redes sociais foram fundamentais para a renovação do Legislativo, e muitos dos novos deputados que chegam são ativistas das redes sociais e, não tem ainda o menor conhecimento do funcionamento do Parlamento”. Na avaliação do parlamentar, “tem aqueles que acreditam que a influência de deputados mais experientes, não produzirão os mesmos efeitos no que diz respeito à definição das pautas que correm dentro do Congresso, como a deliberação de matérias, composição das comissões e a eleição daqueles que vão comandar tanto o Senado Federal como a própria Câmara dos Deputados”. Para o deputado, se enganam esses que pensam na facilidade de derrotar, tanto Renan Calheiros, quanto Rodrigo Maia, na eleição à presidência do Senado e da Câmara, em fevereiro”. No entendimento do parlamentar, mais uma vez, Renan Calheiros será o presidente do Senado e Rodrigo Maia será o presidente da Câmara dos Deputados”.

Cumprir acordos

O congressista argumenta que além da experiência dos dois e o prestígio que eles têm entre os parlamentares, “ambos têm a fama de que cumprem os acordos, que tem palavra, honram com os compromissos que assumem no que diz respeito aos parlamentares; e isso será fundamental tanto a eleição à presidência do Senado como da própria Câmara dos Deputados”. Para o deputado, “o parlamento não vai querer trocar o certo pelo duvidoso. E por isso, é praticamente garantida tanta a eleição de Renan Calheiros, como a de Rodrigo Maia para o comando das duas casas do Congresso Nacional”.

Mera semelhança

Circula nas mídias sociais, um vídeo do Ministro da Cultura australiano, David Templeman, cantando, em discurso, o “sound of silence”, no parlamento da Austrália. Templeman adaptou a canção para discursar e alfinetar alguns deputados que atuam no parlamento australiano. Qualquer semelhança é mera coincidência.

Falam sem dizer nada

Entre outas coisas, ao fazer o balanço do ano, disse: “os deputados continuam a fazer discursos que ninguém percebe. Uns bons, outros fracos”. Foi assim o ano no parlamento, e neste salão parlamentar está uma dezena de deputados, talvez mais. Deputados que falam sem dizer nada, deputados que ouvem sem escutar. E continuou: “deputados que discursam sem ninguém ouvir e ninguém se importa. E é assim no Parlamento”.

Reforma da Previdência

O principal assunto em Brasília, continua sendo o desafio do Governo Jair Bolsonaro conseguir aprovar logo a reforma da Previdência. Uma necessidade urgente para que o País continue rumo a recuperação e ao crescimento. O entendimento com deputados e senadores, é a chave do sucesso. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), é um importante aliado do governo na busca dessa aprovação. Disse que a grande maioria dos governadores articula com as respectivas bancadas de deputados federais a aprovação da proposta de reforma da Previdência Social. “É difícil algum governador em sã consciência ser contra a reforma”, assinalou o governador de São Paulo.

Capital da Maçã

O presidente Jair Bolsonaro, sancionou lei que confere ao município de São Joaquim (SC) o título de Capital Nacional da Maçã. Além do cultivo da macieira ser tradição na região desde o século passado, a cidade também organiza todo ano a Festa Nacional da Maçã. Vacaria, no Rio Grande do Sul, cidade que detém mais de 20% da produção nacional e 80% das exportações brasileiras de maçã, perdeu o título, que, apesar de citado na mídia, não era oficial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *