Inicial / Matérias Especiais / Canção de soldado nazista abre desfile dos Fuzileiros Navais no Sete de Setembro

Canção de soldado nazista abre desfile dos Fuzileiros Navais no Sete de Setembro

Print Friendly, PDF & Email

Por Ivanir José Bortot –

Gafe no desfile de 7 de setembro em Brasília. A Banda dos Fuzileiros Navais abriu a fase militar do desfile (a marcha foi iniciada por estudantes e civis) tocando a música-símbolo dos soldados nazistas na Segunda guerra Mundial, a canção Lili Marleen, que ficou conhecida mundialmente como Lili Marlene.

Adotada como hino pela 4ª Divisão Blindada da Wehmacht (Exército Alemão na Segunda Guerra), a música que fala da saudade da namorada que ficou em casa era cantada pelos soldados no front. Desde então, Lili Marlene é tida como canção símbolo do soldado do Exército de Hitler naquele conflito.

Uma curiosidade: Composta em 1915 por Hans Liep, a música fez sucesso na interpretação da atriz e cantora Marlene Dietrich, em 1932, pouco antes de a diva exilar-se nos Estados Unidos fugindo dos nazistas. Em 1938 ganhou nova letra de Norbert Schulze, gravada pela cantora Lale Andersen. Esta versão que foi adotada pelos soldados como canção da saudade da pátria e da família.

Nas trincheiras dos montes Apeninos, na Segunda Guerra, os soldados alemães cantavam Lili Marlene, enquanto do outro lado da trincheira os brasileiros entoavam a Canção do Expedicionário (letra de Guilherme De Almeida; música de Spartaco Rossi) que, em vez da melancólica saudade dos alemães derrotados, exaltava a vitória: “Por mais terra que eu percorra, não permita Deus que eu morra sem que volte para lá”. A fabulosa banda dos Fuzileiros poderia ter escolhido uma música como essa canção das pracinhas, que diz: “vitória, vitória final, caminha no meu fuzil”.

Por essa, ninguém esperava.

Blog Edgar Lisboa

94 Comentários

  1. Jornalista lixo, volta pro celeiro de onde tu veio sei analfabeto funcional. Ninguém gosta de bosta exalando carniça por perto. Como que uma música da WWI pode ser somente nazista? Se essa porcaria é hino de um monte de militares ao longo de gerações a fio.
    Se quer dar uma de influencer é melhor voltar pra estribaria de onde veio, e não volte aqui pra promulgar mentira para as pessoas de bem, porque quem passa vergonha é você.

  2. Minha sugestão: procure pesquisar um pouco mais antes de escrever bobagem. Essa canção é da 1.ª Guerra e foi gravada até mesmo por Marlene Dietrich. O analfabetismo hoje no jornalismo é endêmico…

  3. Quero é a porra do Hittler de volta pra ensinar pra esse bando de ignorante o que é fazer desgraça.
    Colocar Lula e Lulista, Bolsonaro e Bolsominion tudo na câmara de gás, pra acabar com essa merda de criticar os governos.

  4. Olha a Fake New aí gente….

    A Música que a Banda Marcial tocou no 7 Set foi uma adaptação do hino evangélico “OS GUERREIROS”.
    Quanta ignorância.

    • Outra Música tocada no Desfile foi o dobrado Heróis de Guerra.
      Nada a ver com a irresponsabilidade que foi escrita nessa matéria. Isso se chama assassinato de reputação.

      • Carlos Satyro Xavier Da Silva

        É uma canção universal de infantaria, todos os exércitos do mundo a tocam em homenagem às esposas, namoradas e a saudade de casa. Esse é o famoso jornalismo filho da puta.

  5. inform-se melhor sobre a Canção Lili Mrlene, Senhor Edgar Lisboa, e não divulgue bobagens

  6. Lili Marleen, a história da música…
    Estudar e pensar não dói.

    “A letra foi criada como um poema em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial, e publicada sob o título “A canção de um jovem soldado à espera”, tendo sido gravada a primeira vez em 1939 por Lale Andersen sob o título “A garota debaixo da lanterna”.

    Após a invasão alemã da Iugoslávia a Rádio Belgrado passou a chamar-se Soldatensender Belgrad e transmitia músicas com o objetivo de animar e entreter os soldados alemães que combatiam nos Balcãs e na África do Norte.

    Durante o bombardeio alemão à cidade de Belgrado uma bomba atingiu a rádio, destruíndo todo o seu acervo. O radialista alemão responsável pelas transmissões, de licença em Viena, percorreu as ruas da cidade à procura de músicas, comprando diversos discos numa velha loja de rua.

    Dentre os discos estava o de Lale Andersen que, até então, tinha vendido apenas 700 cópias. Uma das suas músicas era a “Lili Marleen” que, assim que começou a tocar na rádio, transformou-se imediatamente num grande sucesso.

    Pouco depois o Ministro da Propaganda nazista, Joseph Goebbels, que controlava todos os aspectos da vida cultural do povo alemão, proibiu a rádio de tocar a música, no entanto, centenas de cartas chegavam todos os dias pedindo que a música voltasse a tocar. A pressão foi tanta que Goebbels foi obrigado a voltar atrás na sua decisão.

    A rádio alemã era ouvida em todo o Mediterrâneo, inclusive pelas forças britânicas do 8º Exército. A música tornou-se muito famosa tanto entre os alemães como entre os britânicos.

    Erwin Rommel, comandante do Afrika Korps, gostava da música e enviou uma carta escrita de próprio punho para a Rádio Belgrado, pedindo que a música fosse incorporada nas suas transmissões diárias.

    Das 700 cópias vendidas até então, Lale Andersen venderia mais de 1 milhão no espaço de poucos meses.

    Para muitos soldados, ouvir a música “Lili Marleen” através da Rádio Belgrado era uma rotina diária ao fim de um dia desgastante de lutas e combates.

    Em seus momentos de descontração os soldados eram normalmente muito barulhentos, mas sempre que a música começava a tocar o ambiente mergulhava no completo silêncio e era frequente verem-se soldados disfarçando uma ou outra lágrima escorrendo pelo rosto.

    Em 1944 a cantora alemã radicada nos EUA, Marlene Dietrich, gravou uma versão da música, contribuíndo ainda mais para o seu sucesso entre os soldados.”

  7. Aos que estão comentando e defendendo vorazmente o seu ponto de vista, aqui vai o meu. Acredito que no cenário político não há inimigos ideológicos. Todo esse teatro “mundial” não apenas na política brasileira, é pra desviar nossa atenção sobre coisas maiores… Há um pacote tecnológico a ser implantado no planeta que vai causar desemprego em massa, uma séria de tecnologias sendo desenvolvidas que requerem um número menos de habitantes no mundo. Precisamos nos reinventar, preparar nossos filhos para o que vem por aí. E deixar de pensar que petista é burro ou ladrão e que bolsominion é direitista. Logo nossos filhos estarão brigando por um prato de comida e nem vamos perceber o que tô isso é grotesco.

    • Exatamente esta noção que deve ser levada adiante para o bem dos nossos filhos e netos, sem dúvida alguma…

  8. Bolsominus é ignorante de nascença, caga e sente em cima e depois ficam tentando achar sujeira na bunda dos outros. Só digo uma coisa: Até pra ser otário tem limites. Acorda Imbecil.

    • Eu sou mais o Bolsonaro

      Quando você falou isso devia de estar se olhando no espelho. Além de ignorante é um imbecil completo. Vai estudar sua besta quadrada.

      • Mas ficou identificada como música dos militares nazistas.h

        • sonia regina gomes miguel

          o desfile – poderia me citar qual parte esta a musica? porque conheço a musica e acho que a banda não tocou muito bem porque realmente não identifiquei eeeee, se tivesse sido mesmo acontecido tal gafe, terra, uol, ate mesmo globolixo, não teriam feito estardalhaço? pq só vcs aqui – seria interessante postarem um site de renome que tenha também notado a gafe – eu agradeceria

        • sonia regina gomes miguel

          Smartphone Samsung Galaxy A10 A105M Android 9.0 Tela 6.2″ 32GB Câmera 13+5MP – Vermelho

    • Tô contigo e não abro….LULA LVRE…..

  9. Eu sou mais o Bolsonaro

    Que pena ter um jornalista tão ignorantemente como este. Antes de falar besteira, seria interessante procurar saber de história e não ficar lançando mentiras descabidas. Lamento muito pelos seus pais que gastaram dinheiro com uma educação invalida que você possii

    • marisa carneiro de paula batista

      O pior dos cegos é aquele que se nega a ver a realidade! ACORDE criatura!!!!!

      • Essa canção é simplesmente, a canção de tropas blindadas em muitos países do mundo….fake news…reportes tendencioso… lixo desinformado….pior ainda são os clientes comunas defendendo essa insanidade….o comunismo, socialismo e o nazismo são praticamente a mesma ideologia política… vão estudar e trabalhar seus desocupados…

  10. Dar pra ver pelo seu vocabulario o tanto vc é inteligente.votou errado e é tão ignorante chega a dar dó de tao mal preparado é vc.

  11. https://www.youtube.com/watch?v=dYyQ59W04vg

    SELVA!!!!!
    CHORA PETEZADA!!!!
    VÃO APRENDER HISTÓRIA DE VERDADE ANTES DE SOLTAR IDIOTICES AO VENTO!!!!!!!

  12. Eu fico pererê com a ignorância selectiva deste povo.
    A música Lili Marlene nunca foi símbolo do soldado nazista.
    Ela foi símbolo dos soldados alemãs na primeira guerra mundial. Mas esta foi considerada uma melodia tão bela, que os soldados franceses e ingleses também adoravam ouvi-la e cantá-la. Lili Marlene acabou ficando sendo considerada como uma canção universal para simbolizar todos os soldados de todas as pátrias que lutaram e morreram na primeira guerra mundial.
    Na segunda guerra quando Hitler ficou sabendo que a cantora Marlene Diatrich fazia sucesso com esta canção nos Estados Unidos ele proibiu que esta canção fosse tocada na Alemanha. Mesmo assim os soldados alemãs continuaram a cantar Lili Marlene. Não porque era uma música que declarava valores belicistas, mas porque simbolizava o sentimento de saudade de um soldado pela separação da mulher amada.

  13. sou sargento do exercito e tenho orgulho de ser militar. votei no bolsonaro pra eviar o pt.
    eu tava la no descile e nao entendi pq escolheram essa musica de alemao.

    • Vc como Sgto não se incomoda de ter ajudado a colocar um imbecil desse no governo, que não sabe fazer outra coisa a não falar merda e prejudicar a nação?

  14. LUIS AUGUSTO MACIEL BARBOSA

    Esse jornalista e nada é a mesma coisa!! Não sabe nada sobre o assunto é fica falando asneiras…. vai estudar mais um pouco sobre o militarismo não só no Brasil como também no mundo seu idiota!!

  15. Marreco Quebrador de Argumentos Esquerdistas

    como vcs acreditam nisso????? meu Deus, esse pseudo-jornalista, pago pelo PT (uma busca simples no google e pode comprovar isso) mente descaradamente e um monte de retardado acredita!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • eu tava la e vi. aconteceu.

    • Qualquer referência ao nazismo que não seja a de uma crítica e recusa agudas é uma ofensa à memória dos 450 soldados das forças armadas brasileiras que deram a vida na segunda guerra para derrotá-los e aos fascistas. Vergonha é a palavra que define o que acontece no país do “Brasil acima de tudo” tradução do título do hino nazista “Deutschland Uber Alles”, vergonha pela entrega da base de Alcântra, pela venda desnecessária da Embraer, pela visão de que a “Amazônia não é nossa” e pela entrega criminosa do Pré-sal. Qualquer um, fardado ou não, que apoie isso é um lesa-pátria

      • Disse tudo, Carlos.
        Os fascistas tentam passar pano, mas esta não é a primeira manifestação de simpatia ao nazismo que parte de bolsonazistas.
        Todos sabem que o avô do Bozo foi soldado de Hitler.

    • Paulo Luis dos Santos

      O Ilustre Colunista, antes de escrever este texto deveria pesquisar a quanto tempo o Dobrado Lili Marlene faz parte do cerimonial das Forcas Armadas, assim como o dobrado Paris Beldord que e de origem francesa. Assim o Ilutre Colunista estaria abrilhantando com informacoes fidedignas e nao um deservico. A Banda dos Fuzileiros Navais nao cometeu nenhuma gafe e no meu humilde pensamento foi o Ilustre Colunista.

  16. Marreco Quebrador de Argumentos Esquerdistas

    como vcs acreditam nisso????? meu Deus, esse pseudo-jornalista, pago pelo PT (uma busca simples no google e pode comprovar isso) mente descaradamente e um monte de retardado acredita!!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. Todo jornalista é comunista por simples soberba. Imagine que esse hino é tocado no mundo todo pq é apenas uma obra de arte de domínio público. Esse jornalista, que milita em.nome da new age dos sem inteligência própria tbm, assim como.os.outros , é cria da terrorista urubulina leitao, assim mesmo, em minúsculo. Triste é o pais que tem comunistas e socialistas em seu solo.

  18. BOLSOLIXOS ESTÃO DESTRUINDO O BRASIL COM SEU NAZISMO DE DIREITA

  19. ESSE BOLSOLIXOS NO COMENTÁRIOS SÃO MAIS BURROS QUE PENSEI

  20. ESSA É A MAIOR PROVA QUE NAZISMO É DE DIREITA

    • Está canção e anterior ao surgimento do nazismo. Ela é da década de 20. Foi a canção mais adotada pelas infantaria dos exércitos aliados durante a II GN Mundial.

  21. Volta pro buraco que saiu seu bosta !! Aguarde !!! Chega de mentiras !! Brasil acima de tudo !!

    • MATADOR DE BOLSOLIXOS

      Bolsolixo burro não saber de nada

    • Curiosamente, essa frase foi criada pelos nazistas “Alemanha acima de tudo”, do alemão “Deutchland Ubber Alles”.

    • Todo jornalista é comunista por simples soberba. Imagine que esse hino é tocado no mundo todo pq é apenas uma obra de arte de domínio público. Esse jornalista, que milita em.nome da new age dos sem inteligência própria tbm, assim como.os.outros , é cria da terrorista urubulina leitao, assim mesmo, em minúsculo. Triste é o pais que tem comunistas e socialistas em seu solo.

  22. 1- Essa Canção NUNCA foi Nazista. Ela é de 1915, durante a 1ª Guerra Mundial. O conteúdo dela é Romântico e não exalta nenhum ideologia.

    2- Ela é mais UMA das centenas de “Canções” – sem a letra, apenas a Canção – adotada pelo Ocidente para incluir letras com ouros significados, aproveitando-se apenas a “Canção Tocada”. O Hino da Artilharia no Brasil, por exemplo. tem a CANÇÃO de uma música Militar Alemã do início do Século XX.

    3- Escrevesse errado ali, a letra do Hino do Expedicionário (Sou filho de Ex Combatente, já falecido).
    Não é “Caminha do meu Fuzil” – deixa de ser burro!
    A continuação daquela parte é: “…sem que volte para lá, sem que leve por divisa, este V que simboliza a Vitória que vira.. Que a Mira no meu Fuzil, a Ração do meu Bornal, a Água do meu Cantil às Asas do meu Ideal…”

    Vai ler!
    Fazer e manter página na Internet dizendo merda, já tem muitas!
    😉

  23. Meu caro ignorante musical, o nome da música chama-se Heróis de Guerra, sugiro que apague essa matéria de seu blog, assim como o autor dessa matéria infame. E não sei se sabe, já que te falta conhecimento, publicar fake é crime. A marinha já está sabendo dessa publicação.

    • Luiz Carlos Fuzileiro Naval

      Nós Fuzileiros Navais somos amados pelas mulheres, adotados pelas crianças, admirados pelos velhinhos e odiados pelos homens. Simplesmente assim, por onde passamos arrancamos suspiros. Sempre amaremos nossa pátria e nossas mulheres em qualquer lugar do mundo. Antes de falar dos Fuzileiros Navais respeite a história deles, antes de falar baboseiras pesquise o que eles foram e o que eles são. Passe um dia ao lado deles e verás o quanto de valor estes homens e mulheres tem. Não nós diga o quanto é árdua, dê a nós a missão, que será cumprida assina de tudo.

      • O “jornalismo” militonto brasileiro deve ser o pior do mundo. Mais um esquerdinha querendo fazer associações indevidas…

        Vocês são cansativos!

        Felizmente, o poder de manipulação de vocês tem sido reduzido bastante; e bem flagro ora e outra entre as conversas mais triviais de pessoas comuns algumas frases que já conseguem enxergar essa manipulação tosca de vocês…

        Só conheci este site sofrível por ter sido mais um dos dezenas de sites esquerdinhas que o Google fica me recomendando… mas já será esquecido tão rápido como foi conhecido.

      • “Fuzileiros Navais somos amados pelas mulheres, adotados pelas crianças, admirados pelos velhinhos e odiados pelos homens. ”

        Modelo bem incompetente de alguém que deveria servir a Patria.
        Nós temos que reiventar as forças armadas brasileiras. Precisamos de soldados de verdade, não soldados cabeça de papel.
        Faz assim… Opina não! O pessoal vai achar que tu tem alguma inteligencia. Aí começa abrir a boca revelando toda idiotice de um fuzileiro e depois fica nervoso quando o pessoal diz: É fuzileiro? Bem feito, quem mandou não estudar!

    • TODOS OS BOLSOLIXOS SÃO BURROS

      Nossa que bolsolixo mais burra só passa vergonha no mundo

    • DEIXA DE SER BURRO SEU COMUNISTA MORDE FRONHA DO CARALHO SE NAO FOSSE TAO BURRO NAO ESCREVIA MERDA!!! SEU FILHO DA PUTA SUA MAE DEVE TER SIDO USUARIA CRAQUE TÁ PRA VC NASCER TAO BURRO A PONTO DE NAO CONHECER A HISTORIA , ESSA MUSICA É MAIS ANTIGA QUE O NAZISMO ARROMBADO! LIXO SENSACIONAL DE MERDA FUDIDO DO CARALHO É UM MERDA NA VIDA AINDA SO FAZ MAS MERDA. EM VEZ DE MELHORAR EDITOR BURRO DO CARALHO VAI VOCES E E SUA MAE ESTUDAR PRA CASO ELA DE OUTRA CRIA NAO SAIA UM ABORTO QUE NEM VOCES !!!! BURROS!!!!

  24. Meu caro ignorante musical, o nome da música chama-se Heróis de Guerra, sugiro que apague essa matéria de seu blog, assim como o autor dessa matéria infame. E não sei se sabe, já que te falta conhecimento, publicar fake é crime. A marinha já está sabendo dessa publicação.

    • Jacob Salomão Laredo 03135578291

      Está sempre saindo postagens imbecis contra o país atual. O energúmeno desse tem que ser processado por espalhar Fake neste blog de b….

    • falou A verdade que fazer fake news são os vermes dos bolsolixos burros

  25. Gente ignorante e boçal deveria evitar de dar opiniões sobre assuntos a respeito dos quais NADA CONHECE!… A cantora alemã Marlene Dietrich jamais foi nazista!!! O tupinambá comunista que escreveu este artigo não conhece NADA da história da Europa! Marlene Dietrich era uma pacifista; e era amada por todos os soldados dos dois lados do front!!! Ela cantava em inglês para os americanos e britânicos; e em alemão para os alemães e austríacos. Ela era recebida por generais americanos quando se apresentava para cantar para as tropas da U.S. Army; e inclusive foi recebida pelo próprio GENERAL GEORGE PATTON: https://sistercelluloid.com/2014/12/27/a-soldier-lovingly-remembers-marlene-dietrich/

    • Existe uma tendência fascistoide nas forças brasileira,
      poderia cantar o hino da FEB, mas preferei exaltar Exército Nacista !!!

      • Ignorância mesmo é não saber interpretar um texto curto e simples como este. Em momento algum é sequer insinuado que alguma cantora é nazista!

    • Por favor, releia o texto com atenção. Em nenhum momento o autor sequer sugere que Dietrich era nazista. Ao contrário, informa que ela fugiu do nazismo indo refugiar-se nos EUA.

  26. Que mentira descarada essa música fez sucesso na época e há várias versões até os aliados ouviam essa música e a uma versão Brasileira dela, esse cara que disse que a música é nazista esta totalmente errado

  27. Muita falta de assunto, um sucesso da época virar um hino nazista. Tudo agora é Facismo, Nazismo. Esses esquerdistas estão querendo inflamar nossa nação.
    Lulu tá preso! Ele é Corrupto e lavador de dinheiro.

    • E o teu pai já foi preso? Me disseram que é kadrãl inveterado!

    • ESSE É O GOVERBO DAS GAFES! GAFES CONTRA A MULHER DO MACRON, GAFE CONTRA BACHELAT, GAFE NAS MENTIRAS DOS DESMATAMENTOS, GAFE AO CULTUAR DITADORES E TORTURADORES, GAFES DO PRESIDENTE PINÓQUIO, GAFES DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO, GAFES HILÁRIAS DA DALMARES…SÓ QUEM NÃO COMETE GAFES É O QUEIROZ!

    • Eles não conseguem mesmo defender as presepadas deste governo sem citar o anterior. Chega a ser patético.

    • Não vou discutir com esquerdistas , afinal não sou psicólogo.

  28. Hino nazista, não. Música popular alemã. Em 1942, o Gen. Rommel pediu que a Rádio de Belgrado a executasse ao final de suas transmissões e era captada pelos soldados alemães do Afrika Korps. Se quiserem conhecer o hino do partido nazista procurem a Horst Wessel lied, escrita por um jovem chamado Horst Wessel que pertencia à SA no início do nazismo e foi morto em um confronto com os comunistas. Lili Marlene não é hino do soldado nazista. Hino do soldado alemão. É diferente. É como a Cruz de Ferro. Não é condecoração nazista e sim uma condecoração alemã.

  29. Isso está errado
    A composição é da 1a guerra e ainda por cima a cantora que cantou a versão da época do reich nazista foi perseguida pelo governo por ser simpatizante de judeus e a música censurada por Goebbels
    https://www.telegraph.co.uk/culture/music/3561946/The-story-behind-the-song-Lili-Marlene.html

    • A senhora não leu o artigo que a senhora mesmo enviou? Leia e verá que era MESMO um hino nazista usado na segunda guerra. Indefensável!

    • Muita falta de assunto, um sucesso da época virar um hino nazista. Tudo agora é Facismo, Nazismo. Esses esquerdistas estão querendo inflamar nossa nação.
      Lulu tá preso! Ele é Corrupto e lavador de dinheiro.

      • Percebe-se que esse cidadão conhece bastante sobre o assunto, e sua pesquisa foi muito detalhada. Um conselho, continue pesquisando, quem sabe, encontrará a verdade, não esqueça, continue.

      • Este cara não conhece nada da historia alemã sobre a segunda guerra, otário é ignorante, vá criticar quem realmente quebrou o país, seu esquerdopata desocupado. Talvez se tivessem tocado a música intitulada de Erika, você poderia protestar, ignorante, vá estudar.

        • Bolsominus é ignorante de nascença, caga e sente em cima e depois ficam tentando achar sujeira na bunda dos outros. Só digo uma coisa: Até pra ser otário tem limites. Acorda Imbecil.

  30. Não foi gafe, foi recado deste governo racista, preconceituoso e perigoso, apoiado por minions preconceituosos e perigosos.

  31. Antonio jorge pinto Beguito

    Bolsominions infectam como lepra tudo o Que tocam. cadê o Queiroz porra ?

    • Ou besteirol da imprensa deveria se preocupar quem assaltou o Brasil e deixou mais de 30 milhões de desempregado é a imprensa vermelha querendo desviar o foco atraindo mané para sua causa comunista. Kkkkkkkk

      • JOSÉ SERGIO SILVA ROCHA

        Vai te à merda, nazista repetidor de bobagens.

      • No final de 2014 a taxa de desemprego no Brasil era de 5%. Igual na Noruega. Quando tiraram a Dilma a taxa de desemprego era de 7%. Temer e Bolsonaro a levaram p/ 14%. Segundo Luis Gonzaga Beluzzo, a lava jato foi responsável por 4-5 milhões de desempregados.

  32. A EXTREMA IMPRENSA FAZENDO O SEU PAPEL.
    O PRESIDENTE BOLSONARO VAI FICAR NO GOVERNO ATÉ 2026 E DEPOIS SERÁ
    ELEITO QUEM ELE INDICAR. ESCREVA NA SUA MENTE, JORNALISTAZINHO.
    O DESFILE DE 7 DE SETEMBRO ESTAVA EMOCIONANTE E TODO EM VERDE E AMARELO. CHORA AÍ.

    • Saco cheio desses caolhas!! O politicamente correto tem que acabar. Quem quer, que fique, quem ñ quiser sai fora. Mimimi dukrlh todo dia. Vão pro cacete!!

      • Muita falta de assunto, um sucesso da época virar um hino nazista. Tudo agora é Facismo, Nazismo. Esses esquerdistas estão querendo inflamar nossa nação.
        Lulu tá preso! Ele é Corrupto e lavador de dinheiro.0

        • Antes de se deixar levar pela antipatia que tens contra o governo BOLSONARO, leia, estude, pesquise pois o mais feio do que falar mentira é lançar mão de uma notícia sem ter o mínimo de conhecimento, você é muito fraco.

        • Quanta bosta foi falada nos comentários….a canção foi criada antes da segunda guerra…e pode ser adotada por qualquer um…assim como o hino ave Maria escrito por chubber…não sou católico mas paguei para uma cantora cantar essa canção no meu casamento…entao parem de dizer merdas e sejam mais inteligentes.
          .