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Centro de Comando qualifica integração e serviços para a Copa

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Centro integrado de comandoPorto Alegre – O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) está qualificando a tecnologia de videomonitoramento da cidade, assim como o planejamento conjunto e a integração entre órgãos para a Copa do Mundo de 2014. Responsável pelo planejamento de grandes eventos e atendimento a situações de emergência, o centro integra 13 órgãos municipais e as forças de Segurança Pública estaduais e nacionais, e vai intensificar este trabalho com foco na Copa. O centro também fiscaliza os serviços municipais, garantindo  a normalidade do atendimento durante o evento.

Inaugurado há oito meses, o Ceic é um dos mais modernos centros de comando do país, onde técnicos acompanham 24 horas por dia vários pontos da Capital, para trazer mais segurança e melhores serviços à população. Com o videomonitoramento, é possível acompanhar em tempo real o que acontece na cidade, trazendo mais agilidade ao atendimento do cidadão. São 658 câmeras, que permitem um atendimento mais rápido das ambulâncias e das ocorrências de trânsito, identificação de atitudes suspeitas e proteção ao patrimônio público, inibindo violência e vandalismo nas escolas. Até o final do ano, a Capital ultrapassa a marca de 1.100 câmeras e, até a Copa do Mundo, cresce ainda mais.

Para a Copa, o coordenador-geral do centro, Airton Costa, explica que uma das principais exigências é na integração dos serviços públicos, permitindo um planejamento apurado, garantindo a pronta resposta a qualquer situação de emergência. “O Ceic já está atuando em todos os grandes eventos da cidade, esportivos e culturais, e testando essa fórmula de planejamento entre todos os órgãos envolvidos, com grande foco na segurança do cidadão. E o resultado tem sido muito bom, porque não temos registrado ocorrências de vulto e as emergências são atendidas rapidamente, minimizando os reflexos para a sociedade”, afirma.

Georreferenciamento – Outra solução importante é o georreferenciamento de recursos da cidade, um mapa que permite a localização geográfica de infraestrutura, unidades de atendimento, rotas de acesso e socorro, entre outros serviços. “Podemos abrir a área de interesse, ou conflagrada, no mapa, e ter acesso a todas as informações necessárias, necessidades, recursos, câmeras próximas. É uma fotografia do local, em tempo real para a tomada de decisões”, explica Costa.

Outro avanço é o vídeo-analítico, uma camada de inteligência sobre as imagens geradas pelas câmeras, auxiliando os operadores na identificação de situações suspeitas. Com a solução, o videomonitoramento é preparado para detectar aproximação de pontos-chave, como monumentos ou prédios públicos, movimentos fora do horário de expediente nas escolas municipais, detecção de movimentos à noite em praças, entre outras situações. Ao flagrar o movimento, o sistema alerta o operador em sua tela de trabalho, e ele passa a acompanhar em tempo real as imagens geradas pela câmera. Confirmando a ocorrência, uma viatura é despachada para o atendimento.

Costa explica que todas essas soluções e rotinas já estão incorporadas ao dia-a-dia do centro, e que o próximo ano será importante para aprimorar o trabalho desenvolvido, já que a estrutura será permanente no acompanhamento da cidade. “Com o georreferenciamento, a integração e o video-analítico, o Ceic oferece as ferramentas necessárias para garantir tecnologia, segurança e qualificação dos serviços para uma cidade mais inteligente e melhor para as pessoas”, garante.