CNI homenageia alunos do SENAI | | Edgar Lisboa
Inicial / Notícias / CNI homenageia alunos do SENAI

CNI homenageia alunos do SENAI

Print Friendly, PDF & Email

Brasília – O grande desafio do Brasil está na ampliação da oferta de educação profissional de qualidade. Para isso, é necessário um esforço conjunto dos governos e instituições como as do Sistema S. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (22/10), pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, na cerimônia de premiação da delegação que defendeu o Brasil na maior competição de educação profissional do mundo, o WorldSkills, realizado em setembro, no Canadá.

Fotos
Monteiro Neto recebe medalha do WorldSKills do aluno Mateus Benedetti Freitas, ouro em Eletrônica

“A ideia do torneio é fantástica porque, como nos eventos esportivos, podemos testar as competências e habilidades de aprendizagem, fundamentais no processo de construção do capital humano de um país”, afirma Monteiro Neto.

O presidente lembrou ainda que o Brasil é um país de paradoxos. “O SENAI, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), e outras instituições, oferecem uma formação de excelência, mas também temos que reconhecer que somos uma espécie de elite nesse processo. O Brasil infelizmente ainda não pode, em grande medida, ampliar o acesso da juventude brasileira aos cursos de formação”, avalia.

Segundo ele, somente com mão-de-obra qualificada é possível construir um país desenvolvido. Monteiro Neto também lembrou a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aluno de tornearia do SENAI e que chegou ao cargo de maior importância do Brasil. “É um exemplo do que a educação profissional pode produzir”.

Os premiados foram 22 alunos do SENAI e dois do SENAC, que obtiveram o terceiro lugar no Worldskills, onde competiram com 846 alunos de mais de 50 países. Emocionados, os jovens presentearam Monteiro Neto com a medalha do WorldSKills e a bandeira do Brasil usada no desfile da delegação na abertura do evento. “No Canadá fizemos a nossa parte e elevamos o nome do Brasil em meio a tantas nações de peso. Hoje, esperamos que a indústria reconheça nossa qualificação de excelência”, discursou o aluno Mateus Benedetti Freitas, do SENAI de Bauru (SP), ouro em eletrônica. Nesta sexta-feira, 23 de outubro, às 12h30, eles serão recebidos em audiência pelo presidente Lula no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).