Coletiva: uma década de boa informação | | Edgar Lisboa
Inicial / Notícias / Coletiva: uma década de boa informação

Coletiva: uma década de boa informação

Print Friendly, PDF & Email

Está marcada para o dia 4 de novembro a festa que encerrará as comemorações relativas ao aniversário de 10 anos do portal Coletiva.net. Jornalistas e autoridades estarão reunidos a partir das 20h, no Teatro do Bourbon Country, onde também será lançada a revista Coletiva especial 10 anos. Com tiragem de três mil exemplares, a publicação terá distribuição dirigida a empresas, instituições e profissionais do setor de comunicação do Estado.

Durante todo o ano, Coletiva.net vem promovendo várias ações para marcar sua década de atividade. As ações se iniciaram em abril com a criação do Blog 10 anos, que resgatou a história da comunicação gaúcha contada por vários profissionais. Em junho, o portal estreou novo layout e chamou a atenção pela implosão do antigo modelo, com efeitos sonoros e visuais simulando sirenes, explosões e fumaça. A forma inusitada de divulgar a reformulação rendeu à DZ Estúdio medalha de Prata na categoria Websites do 27º Prêmio Colunistas Rio Grande do Sul. O portal também ingressou na rede de microblog Twitter e, passados sete meses, conta com mais de 1.200 seguidores.

O portal Coletiva.net foi criado em abril de 1999 por José Antônio Vieira da Cunha, José Luiz Fuscaldo e Luiz Fernando Moraes. O início da trajetória se deu como Guia da Imprensa e da Propaganda, publicação semanal criada pela Coletiva Editora e enviada por fax para cerca de 200 profissionais. A demanda maior do que a esperada inviabilizou a operação via fax. O fato fez com que seus editores migrassem para a Internet, pouco mais de um ano depois, ganhando então a denominação de Coletiva.net.

A atualização diária da Coletiva.net ampliou o seu espaço no mercado e mudou alguns paradigmas, transformando os profissionais de comunicação em fontes de informação. O interesse é despertado pelo fato de a publicação fazer um acompanhamento constante de tudo o que acontece na área da comunicação e da propaganda no Rio Grande do Sul, caracterizando-se por apresentar fatos em primeira mão, como novas campanhas publicitárias ou a movimentação de profissionais do setor.

(Portal Coletiva)