16 de novembro de 2018
Inicial / Repórter Brasília / Coluna Repórter Brasília
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) isentou a Sousa Cruz de pagar indenização por danos morais, em duas ações, a tabagistas que tiveram problemas de saúde. No caso divulgado pela nota do STJ, nesta quarta-feira (26) a família de um homem do Rio Grande do Sul, que começou a fumar aos 12 anos e morreu aos 40 anos com câncer no pulmão, entrou com ação alegando que a doença teria surgido devido ao tabagismo. “O desembargador Honildo Amaral Castro (foto), ao analisar os dois pedidos, não reconheceu o surgimento das doenças exclusivamente ligado ao tabagismo.”

Coluna Repórter Brasília

Print Friendly, PDF & Email

Vontade própria

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) isentou a Sousa Cruz de pagar indenização por danos morais, em duas ações, a tabagistas que tiveram problemas de saúde. No caso divulgado pela nota do STJ, nesta quarta-feira (26) a família de um homem do Rio Grande do Sul, que começou a fumar aos 12 anos e morreu aos 40 anos com câncer no pulmão, entrou com ação alegando que a doença teria surgido devido ao tabagismo. “O desembargador Honildo Amaral Castro (foto), ao analisar os dois pedidos, não reconheceu o surgimento das doenças exclusivamente ligado ao tabagismo, além de não aceitar as alegações de que os fumantes desconheciam os malefícios do cigarro, já que começaram a fumar por vontade própria”, divulgou o STJ.

Menor movimentação nos portos

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgou o Anuário Estatístico Portuário 2009. Logo na abertura, os técnicos descrevem que o ano passado foi marcado pelo decréscimo nas operações dos portos e terminais privativos brasileiros, com queda de 4,6%, em relação a 2008. A Antaq atribui a diminuição no movimento a crise financeira internacional. A baixa diversificação de mercadorias nos portos, também contribui para desaquecer a movimentação portuária, em tempos de crise econômica. “As 10 principais mercadorias movimentadas no país representaram 80% do total”, descreve o anuário da Antaq. O produto mais movimentado nos portos brasileiros é o minério de ferro (36%), seguido por combustíveis e óleos minerais (23%), soja (4%), bauxita (3%) e açúcar (3%).

Movimento hetero

O deputado peemedebista Eduardo Cunha (RJ) quer que a discriminação contra heterossexuais vire crime e que o governo determine políticas públicas antidiscriminatórias específicas. Segundo deputado, “não se pode esquecer, no entanto, que maiorias também podem ser vítimas de discriminação”. O projeto de lei foi protocolado na Câmara dos Deputados.

Cinema interativo

Lançado em 2008, o filme-jogo “A Gruta”, é uma das primeiras experiências de cinema interativo no Brasil. Depois de suas exibições iniciais – que introduziram a interatividade em salas dos principais festivais de cinema do Brasil, o filme foi lançado com seus recursos para ser assistido via internet através do youtube (www.youtube.com/filmejogo). Agora, os diretores de “A Gruta” esperam repetir o sucesso das suas exibições interativas também no iPhone. Graças a uma parceria com a Kazap, de São Paulo, o filme brasiliense foi transformado em um aplicativo para o iPhone. “A parceria com a desenvolvedora Kazap foi fundamental para distribuirmos o filme em plataformas móveis” afirma o diretor gaúcho Érico Cazarré.