Coluna Repórter Brasília | | Edgar Lisboa
Inicial / Repórter Brasília / Coluna Repórter Brasília
Jornalista gaúcha premiada - A jornalista gaúcha Amanda Cieglinski (foto) foi agraciada com o 31° Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em duas categorias: um troféu de primeiro lugar na temática “Analfabetismo Cultural”, e uma menção honrosa, equivalente a segundo lugar, na categoria Internet. Cieglinski produziu para a Agência Brasil a série especial “Analfabetismo: a exclusão pelas letras”.

Coluna Repórter Brasília

Print Friendly, PDF & Email

Jornalista gaúcha premiada

A jornalista gaúcha Amanda Cieglinski (foto) foi agraciada com o 31° Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em duas categorias: um troféu de primeiro lugar na temática “Analfabetismo Cultural”, e uma menção honrosa, equivalente a segundo lugar, na categoria Internet. Cieglinski produziu para a Agência Brasil a série especial “Analfabetismo: a exclusão pelas letras”.

Patrocínios da Petrobras

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) enviou requerimento de informação ao ministro da Justiça, Tarso Genro. Gabeira quer saber de Tarso Genro se a Fundação Nacional do Índio (Funai) recebeu, nos últimos cinco anos, algum patrocínio da Petrobras. “Qual o valor do patrocínio, ano e finalidade?”, indaga Gabeira.

José Otávio Germano na Espanha

A empresa espanhola Solária irá anunciar, até o fim de 2009, seu primeiro investimento em energia solar no Brasil. A informação é do deputado José Otávio Germano (PP), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infraestrutura Nacional, que retornou esta semana da Espanha onde, a convite da iniciativa privada, visitou as instalações da Solaria, detentora da maior planta de energia solar do mundo, localizada em Puertollano, Ciudad Real. “O Brasil, que já possui parques eólicos, precisa desenvolver projetos de energia solar, não apenas por ser uma alternativa rápida e viável, mas, principalmente, por ser a mais adequada às dificuldades enfrentadas por regiões de difícil acesso, como é o caso da maioria das localidades da Amazônia”, lembra José Otávio Germano. Os parlamentares brasileiros convidaram o empresariado espanhol, cujo país desponta como referência mundial em tecnologia solar, para se associarem a empreendimentos brasileiros no setor energético.

Delegacias passam por avaliação

Até esta sexta-feira (30), cidadãos de nove estados, entre eles, do Rio Grande do Sul, avaliarão cerca de 230 delegacias policiais. A 3ª Semana de Visitas a Delegacias de Polícias, tem o objetivo de analisar a qualidade desse serviço oferecido a população em cinco itens: orientações para a comunidade, condições materiais, condições de detenção, tratamento igualitário e sem preconceito, transparência e prestação de contas.

Curtas

– A Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou o zoneamento agrícola do plantio de eucalipto no Rio Grande do Sul.

– O 1º vice-presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia (PT), quer a convocação de sessão solene do Congresso Nacional, no dia cinco de novembro, em homenagem às comemorações do Dia Nacional da Cultura.

– A deputada Manuela D’ávila (PCdoB) apresentou projeto de resolução que dispõe sobre a liberdade de acesso à Internet por parte dos deputados e servidores quando for utilizada a rede interna da Câmara dos Deputados. Atualmente, alguns sites são bloqueados.

– Tornar obrigatória a tradução simultânea para a linguagem de deficientes auditivos as sessões plenárias da Câmara dos Deputados transmitidas pela TV Câmara. O projeto de resolução foi apresentado pelo deputado petebista Paulo Roberto.

– “A prevenção e a realização anual da mamografia salvarão milhares de vidas, mas é necessário que o Governo disponibilize mamógrafos para a realização desses exames”, discursou o deputado pedetista Enio Bacci.