Coluna Repórter Brasília | | Edgar Lisboa
Inicial / Repórter Brasília / Coluna Repórter Brasília
Apesar do faturamento da mídia ter estagnado em 2009, o lucro das rádios cresceu 6,3% nos oito primeiros meses, totalizando R$ 605 milhões, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). O estudo revela também que apenas a internet e a mídia exterior tiveram um crescimento maior no faturamento. Em visita a Brasília, o diretor-geral da Rádio Universidade Católica de Pelotas AM e da Rádio Alfa FM, José Cunha (foto), reuniu-se com os diretores da Rádio Digital News (www.agenciatextofinal.com.br) para trocar informações sobre rádios. Cunha disse que sempre que aparece uma nova mídia é decretado o fim do rádio.

Coluna Repórter Brasília

Print Friendly, PDF & Email

Rádios registram alta em 2009

Apesar do faturamento da mídia ter estagnado em 2009, o lucro das rádios cresceu 6,3% nos oito primeiros meses, totalizando R$ 605 milhões, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). O estudo revela também que apenas a internet e a mídia exterior tiveram um crescimento maior no faturamento.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em visita a Brasília, o diretor-geral da Rádio Universidade Católica de Pelotas AM e da Rádio Alfa FM, José Cunha (foto), reuniu-se com os diretores da Rádio Digital News para trocar informações sobre rádios. Cunha disse que sempre que aparece uma nova mídia é decretado o fim do rádio. “O rádio vem se fortalecendo a cada momento. Outras mídias, como a TV e a internet, pensaram que o rádio iria perder espaço. Está acontecendo o contrário, além de gerar muita informação utilizada por outros meios”, afirma. O diretor-geral pretende produzir uma rádio na internet voltada para o público pelotense. Pelotas tem 10 emissoras de rádio e 380 mil habitantes.

Na Zona Sul gaúcha, o faturamento das rádios aumentou em 20% de julho a novembro, depois da queda no 1º semestre. A expectativa é de um aumento ainda maior, depois da construção de duas plataformas no início de dezembro na cidade de Rio Grande. São esperados 2,5 mil novos empregos na região. “Como Rio Grande está à beira mar, a única opção é crescer para o lado de Pelotas” brinca José Cunha, que, ainda em Brasília, almoçou com conterrâneos como o articulista do UOL José Cruz, o jornalista do TSE Sérgio Oliveira e o jornalista Sérgio Siqueira.

Carvão, carga perigosa

O senador Sérgio Zambiasi (PTB) participou de reunião com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e representantes de empresas produtoras de carvão, para tentar reverter resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt) que considera o carvão vegetal como carga perigosa. O Brasil é o maior produtor mundial desse insumo energético. O setor industrial brasileiro consome 85% do carvão vegetal produzido no território nacional. O setor residencial consome cerca de 9%, seguido pelo setor comercial com 1,5% consumido por pizarias, padarias e churrascarias.

É pra mim?

Durante manifestação das centrais sindicais na Esplanada dos Ministérios, nesta quarta (11/11), pela redução da jornada semanal de trabalho para 40 horas semanais, era possível ver faixas agradecendo aos deputados gaúchos Mendes Ribeiro Filho (PMDB) e Onyx Lorenzoni (DEM). Os manifestantes agradeciam aos dois parlamentares por terem aceito o convite para integrar a comissão especial que analisará a proposta de emenda constitucional (PEC) da redução da jornada de trabalho. Ao saber das faixas, Lorenzoni riu e disse que não sabia por que estavam o agradecendo.

Investimentos estrangeiros em portais

A Câmara dos Deputados realizou reunião para discutir o investimento estrangeiro em portais jornalísticos na internet. Quando perguntado sobre a audiência, o deputado Paulo Roberto (PTB), membro titular da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática, disse: “sobre esse assunto eu prefiro não me manifestar”.

Curta

– O diretor-médico do Hospital Dom Vicente Scherer, Centro de Transplantes da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, José Camargo, foi homenageado na Câmara dos Deputados com a Medalha do Mérito Legislativo.