Coluna Repórter Brasília | | Edgar Lisboa
Inicial / Repórter Brasília / Coluna Repórter Brasília
Deputada gaúcha na liderança - A deputada Manuela D'Ávila (PCdoB) lidera a disputa pelo Prêmio Congresso em Foco 2009, na frente de Rita Camata (PSDB -ES), por apenas dois mil votos. Até hoje, nenhuma mulher conquistou o prêmio na votação da internet. A distinção, que recompensa o parlamentar que melhor representa a população, conta ainda com Cristovam Buarque (PDT-DF) na dianteira da categoria senador. Os 38 parlamentares que concorrem ao prêmio são pré-selecionados por jornalistas que cobrem o Congresso e serão premiados em cerimônia no dia sete de dezembro.

Coluna Repórter Brasília

Print Friendly, PDF & Email

Deputada gaúcha na liderança

A deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) lidera a disputa pelo Prêmio Congresso em Foco 2009, na frente de Rita Camata (PSDB -ES), por apenas dois mil votos.

Deputada Manuela D'Ávila - foto: Divulgação

Até hoje, nenhuma mulher conquistou o prêmio na votação da internet.
A distinção, que recompensa o parlamentar que melhor representa a população, conta ainda com Cristovam Buarque (PDT-DF) na dianteira da categoria senador. Os 38 parlamentares que concorrem ao prêmio são pré-selecionados por jornalistas que cobrem o Congresso e serão premiados em cerimônia no dia sete de dezembro.

Desapropriação para quilombos

O deputado Luis Carlos Heinze (PP) fez um apelo na tribuna, nesta quarta-feira, contra a desapropriação de terras que estão em poder de produtores para serem concedidas a comunidades quilombolas. O governo pretende desapropriá-las por ocasião do dia da Consciência Negra, que será comemorado amanhã (20). No Rio Grande do Sul existem três áreas de quilombos que serão desapropriadas, sendo duas em Restinga Seca e uma em Mostardas. “No quilombo São Miguel (Restinga Seca) irão desapropriar 65 hectares de sete famílias de pequenos agricultores. O produtor me disse que tem escritura da família dele desde 1921. Existem áreas tituladas desde 1893. Aquilo nunca foi quilombo”, indigna-se Heinze. “Peço que o Presidente reflita e que esses absurdos sejam corrigidos”, disse o parlamentar progressista.

Dupla requisitada

Convidar o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e o presidente do Incra, Rolf Hackbart, para explicarem na Câmara dos Deputados como anda o desempenho do Programa Terra Legal na Amazônia e da lei que trata da regularização fundiária na região. A proposta foi apresentada ontem pelo deputado Silas Câmara (PSC-AM). É impressionante o número de vezes que os dois gaúchos são chamados a dar explicações em diferentes comissões.

Transparência no funcionalismo

O deputado Renato Molling (PP) quer que seja obrigatória a divulgação na internet de todas as informações funcionais referentes a servidores públicos federais, estaduais, distritais e municipais. “A sociedade brasileira que, por meio de seus impostos pagos, mantém o funcionamento da máquina estatal tem o direito de saber como o Poder Público emprega seus agentes, tendo em vista o interesse preponderante da coletividade em ter assegurada a prestação de serviços públicos eficientes e de qualidade”, justifica Molling. Caso a lei seja aprovada, deverão ser publicados nomes completos, números de matrícula, horários de trabalho, cargos e funções de todos os servidores.

Empregos no Estado

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, apontam que, no mês passado, entre os 61 municípios gaúchos com mais de 30 mil habitantes, apenas cinco deles demitiram mais do que contrataram: Santa Cruz do Sul, Alvorada, Venâncio Aires, São Lourenço do Sul e Alegrete. Os três municípios onde aconteceram mais admissões foram Porto Alegre, Caxias do Sul e Vacaria.

Curtas

– A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou a concessão da Associação de Comunicação Comunitária Cultural Paraíso dos Balneários para executar serviço de radiodifusão comunitária na cidade gaúcha de Itaara.
– O deputado e jornalista Fernando Gabeira (PV-RJ) convidará Jayme Sirotsky, representando o Comitê Executivo da Sociedade Interamericana de Imprensa, para debater na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional as ameaças à liberdade de imprensa na América do Sul.