Confirmados investimentos para a Copa no Rio Grande do Sul | | Edgar Lisboa
Inicial / Notícias / Confirmados investimentos para a Copa no Rio Grande do Sul

Confirmados investimentos para a Copa no Rio Grande do Sul

Print Friendly, PDF & Email

Terminou há poucos instantes a reunião para definir investimentos para a Copa de 2014. O secretário Extraordinário da Copa 2014/RS, Paulo Odone afirmou que “foi a melhor das reuniões que já fizemos, em Brasília. Foram anunciadas as concordâncias do Governo para as obras de infra-estrutura para a avenida Tronco, e dos Portais, admitidas mais duas obras: Protásio Alves e Assis Brasil”.

Paulo Odone Foto: Leonardo Rosa/Feevale
Paulo Odone Foto: Leonardo Rosa/Feevale

Foi definido também – segundo Odoni, – um grupo de trabalho com a participação não só da Prefeitura e do Governo do Estado mas também do Ministério das Cidades.

Outro ponto importante, destaca o secretário, é a ampliação do metrô de Porto Alegre para que se adeque às necessidades de infra-estrutura da Copa.

A segunda ponte sobre o Rio Guaíba também foi confirmada. Além disso, a duplicação da BR 116 Norte que agora irá até Pelotas e a BR 290 para Pântano Grande.

O resultado da reunião com o ministro dos Esportes, Planejamento e Cidades, Casa Civil e BNDES, além de representantes da Presidência da República, será levado ao presidente Lula que, em 15 dias, segundo expectativa do secretário Paulo Odone, anunciará oficialmente aos governadores “ a batida de martelo”. A segunda etapa dos investimentos em infra-estrutura serão na área de energia, telecomunicações, aeroportos entre outros.

A propósito do aeroporto Salgado Filho, o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Paulo Tigre, disse ontem (16) que as empresas gaúchas perdem muito pela limitação do aeroporto de Porto Alegre. Explicou que o tamanho reduzido da pista, já 14 anos, traz prejuízos à exportação de produtos gaúchos. Disse que os aviões cargueiros só podem decolar de lá com metade da carga. E por isso, evitam de ir à capital gaúcha.