24 de novembro de 2017
Inicial / Repórter Brasília / Deputado quer convocar ministros para depor na Câmara
Aloysio Nunes

Deputado quer convocar ministros para depor na Câmara

Print Friendly, PDF & Email

A convocação dos três ministros – Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi; Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira; e Relações Exteriores, Aloysio Nunes – para tratar sobre a crise dos setores arrozeiro, tritícola e leiteiro em comissão da Câmara deve entrar em pauta na próxima quarta-feira (25). O deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), está finalizando os detalhes com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). “O governo não quer enxergar a importância do setor e se nega dar atenção necessária aos responsáveis pelos bons índices econômicos. Se o agronegócio está bem, se a economia se reergue; dentro da porteira, o produtor rural está sufocado, sem renda, falido e endividado”, escreve o parlamentar. Heinze já havia convidado os ministros há cerca de um mês, mas não obteve resposta e agora resolveu convocá-los. Fica a pergunta: será que, desta vez, os ministros irão?

 Acordo para as pontes

O presidente da Associação da Ponte Itaqui Alvear, Edgar Mondadori disse ter ficado surpreendido com o apoio dado a uma das pontes por parlamentares e autoridades, em Brasília. Argumenta que havia um acordo para a construção de três pontes. Lembra que o decreto 4.990/2004 sancionou o acordo internacional Brasil e Argentina prevê o estudo de viabilização destas três obras. “E de repente tem uma reunião em Brasília e decidem que a obra vai ser em tal lugar. A gente fica meio sem saber o que fazer. Os números apresentados pelo deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), na sua coluna, não têm pé, nem cabeça”.

Itaqui Alvear

Edgar Mondadori, presidente da Associação da ponte Itaqui Alvear, acentua que “o preço da obra apresentado pelo deputado peemedebista é uma fantasia. “Aquela Ponte custa, pelo estudo feito pela consultoria contratada pelo governo brasileiro, 80 milhões de dólares. Aí ele diz que custa 60 milhões de reais, simplesmente não tem credibilidade o negócio”. A Associação da Ponte Itaqui Alvear vai levar líderes da comunidade para falar com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha para que o governo faça o projeto e defina onde será a ponte”.

Cartórios e Notários

Jones Martins (PMDB-RS) registrou ofício recebido do Colégio Notarial do Brasil e Colégio Registral do Rio Grande do Sul cumprimentando o presidente Michel Temer e o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha pela sanção da lei 1349/2017 que validou os atos registrais dos cartórios e notários do Brasil.

Habilitação Brasil-Itália

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (19), o texto do acordo de reconhecimento recíproco de carteiras de habilitação entre Brasil e Itália.  O texto foi assinado em Roma, em 2 de novembro de 2016, e agora segue para promulgação no Brasil. Embora a Itália seja signatária da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário, de 1968, desde 1998 o governo italiano não reconhecia a Carteira Nacional de Habilitação brasileira.

Curtas

Os deputados federais petistas gaúchos Pepe Vargas e Maria do Rosário apresentaram projeto de decreto legislativo para sustar a portaria do governo sobre trabalho análogo ao escravo.

O deputado Covatti Filho (PP-RS) apresentou projeto de lei “para dispor sobre os critérios de limites máximos de resíduos de agrotóxicos em produtos vegetais in natura”.

Edgar Lisboa