Inicial / Notícias / Detran do Distrito Federal lança Movimento Maio Amarelo 2019
Detran do Distrito Federal lança Movimento Maio Amarelo 2019 - Blog Edgar Lisboa. Foto: Vanessa Olinto/Detran-DF

Detran do Distrito Federal lança Movimento Maio Amarelo 2019

Print Friendly, PDF & Email

Durante o mês de maio, serão realizadas quase 70 operações de fiscalização de trânsito diurnas e noturnas e 40 ações educativas

Na manhã desta segunda-feira (29), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal lançou oficialmente o Movimento Maio Amarelo 2019. A cerimônia de abertura aconteceu no Salão Branco do Palácio do Buriti e contou com a participação de diversas autoridades nacionais, locais e representantes dos órgãos fiscalizadores de trânsito no DF. Alunos da Escola Classe 411 Norte foram os convidados especiais e abrilhantaram o evento com uma apresentação musical.

Foto: Vanessa Olinto/Detran-DF

Neste ano, com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, a campanha busca enaltecer os sentidos do ser humano, em especial a audição. As divulgações da campanha utilizam mensagens de áudio e vídeo em que crianças orientam os adultos quanto às atitudes de segurança no trânsito, sob o apelo “#meouça”.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, reforçou o pedido feito pelas crianças. “Não dá para digitar no celular enquanto dirige e nem furar o semáforo ou estacionar em local proibido… medidas simples podem evitar acidentes de trânsito. Acidentes de trânsito destroem vidas.” O governador também parabenizou o Departamento pelas ações com foco em redução de mortes no trânsito.

Detran do Distrito Federal lança Movimento Maio Amarelo 2019 – Blog Edgar Lisboa. Foto: Vanessa Olinto/Detran – DF

Durante a solenidade, o diretor-geral do Detran, Fabrício Moura, ressaltou que nos 100 primeiros dias de 2019, foram registradas 77 mortes no trânsito do DF, ou seja, uma redução de 19% no número de óbitos em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 95 pessoas morreram.

“Outro dado positivo é que nos primeiros 15 dias do ano não houve acidentes de trânsito com vítima fatal, maior período já registrado na história do DF”, destacou o diretor.

Ações

Ao longo do mês, serão realizadas quase 70 operações de fiscalização de trânsito diurnas e noturnas e 40 ações educativas, com as quais o Departamento pretende atingir diretamente cerca de 60 mil pessoas.

E para estrear as ações do Maio Amarelo, o Detran estará com ações educativas na corrida de rua que acontecerá no Eixo Monumental no dia 1º de maio. Já no dia 2, das 8h às 12h, a Diretoria de Educação de Trânsito estará na Escola Incra 7. E na sexta-feira, dia 3, o Departamento participará do Aniversário do Guará.

No sábado (4), equipes do Detran irão recepcionar o público que vai participar do Festival Villa Mix, no Estádio Nacional Mané Garrincha, distribuindo material educativo e orientando, principalmente, quanto aos riscos da combinação álcool e direção. No domingo (5), o Departamento vai marcar presença na Administração Regional de Brazlândia.

O Movimento

O Movimento Maio Amarelo teve início no ano de 2014 com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Inicialmente capitaneado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV e atualmente com o apoio do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran e dos demais órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, o objetivo do movimento é promover a ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, colocando em pauta o tema segurança viária e mobilizando toda a sociedade durante o mês de maio.

Assessoria de Comunicação Social

Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran/DF