Inicial / Destaques / Diretor-Geral do IICA trata de apoio à agricultura e segurança de barragens em visita ao Brasil

Diretor-Geral do IICA trata de apoio à agricultura e segurança de barragens em visita ao Brasil

Print Friendly, PDF & Email

O Diretor-Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero, estará em Brasília na próxima semana para encontros com ministros, parlamentares e altos funcionários de organismos internacionais.

Serão discutidos projetos para o desenvolvimento agropecuário brasileiro, em que o IICA poderá oferecer apoio nos temas de tecnologia e inovação para o campo. Entre os principais tópicos tratados, está a ampliação da cooperação técnica para segurança de barragens, que o IICA já desenvolve junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, sendo um dos resultados gerados o Plano de Ações Estratégicas para a Reabilitação de Barragens (Planerb), lançado recentemente por este Ministério.

Otero, que assumiu a direção do IICA no ano passado, vai se reunir com os ministros Gustavo Canuto, do Desenvolvimento Regional, e Osmar Terra, da Cidadania. Também entregará o título de Embaixador da Boa Vontade do IICA ao ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli.

No Congresso, vai se encontrar com o deputado federal Alceu Moreira, presidente da Frente Parlamentar Agropecuária. O Diretor-Geral do IICA também discutirá importantes temas relativos ao agro com o Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes.

Ainda haverá reuniões com o presidente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Márcio Lopes de Freitas, com o presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, com o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Daniel Carrara, e com altos funcionários de agências da ONU.

O IICA desenvolve 22 projetos de cooperação técnica no Brasil, com diversas entidades governamentais, nas mais variadas temáticas.

Recentemente, o Diretor-Geral do IICA se posicionou sobre a situação na Venezuela, colocando a capacidade técnica do Instituto à disposição para contribuir com o plano de recuperação agrícola e pecuária do país, após concluída a transição democrática.

Blog Edgar Lisboa