"É assunto para a PF", diz Lula na Ucrânia | | Edgar Lisboa
Inicial / Notícias / “É assunto para a PF”, diz Lula na Ucrânia

“É assunto para a PF”, diz Lula na Ucrânia

Print Friendly, PDF & Email

Kiev (Ucrânia) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou comentar, mais uma vez, o suposto escândalo de corrupção, que envolve o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, ao chegar para visita à Ucrânia, nesta terça-feira. Lula respondeu apenas com um gesto de negativo, ao ser questionado se o caso ajudaria a candidatura do PT à sucessão presidencial em 2010. “Isso é um assunto para o diretor da Polícia Federal”, afirmou.

Mais cedo, em Portugal, Lula disse que “as imagens [que mostram o recebimento de dinheiro] não falam por si” e é preciso esperar o final das investigações da Polícia Federal.

O presidente Lula ficará em Kiev, capital da Ucrânia, por um dia. A visita tem como principal objetivo ampliar o comércio com o país do leste Europeu, um dos maiores mercados da região, com 46 milhões de habitantes

A Ucrânia é o principal fornecedor de fertilizantes para a agricultura brasileira, contratos que respondem por mais 70% das vendas ucranianas para o Brasil. Já metade das exportações do Brasil, que totalizam U$ 550 milhões, são de carnes e miúdos. O país também é um importante fornecedor de máquinas agrícolas e automóveis.

O governo brasileiro ainda busca ampliar os acordos para exploração espacial, parceria que iniciou em 2000 com a assinatura do Tratado que criou a Alcântara Cyclone Space, empresa binacional especializada no lançamento de foguetes ucranianos a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

O Tratado será discutido nesta noite, em encontro privado entre o presidente Lula e o presidente Ucraniano, Victor Yushchenko. O tratado prevê o lançamento do primeiro foguete para levar ao espaço satélites comerciais no fim de 2010. No entanto, segundo técnicos que participam do projeto, o cronograma está atrasado. (Agência Brasil)