Inicial / Outras Notícias / É preciso recuperar o prestígio do Parlamento, diz Cristovam

É preciso recuperar o prestígio do Parlamento, diz Cristovam

Print Friendly, PDF & Email

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), em pronunciamento nesta quarta-feira (14), comentou a ocupação da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, alertando que o acontecimento é “preocupante e estimulante” por marcar o esgotamento do modelo tradicional da política. Para ele, num momento em que vereadores têm que pedir permissão a manifestantes para reunir-se, tem-se a impressão de que a Câmara só se tornou “casa do povo” depois que o povo a invadiu:

– Tive a impressão de que o poder tinha mudado de mão: o poder de controlar o espaço onde se realiza a política – disse.

Do ponto de vista de Cristovam, o que ocorreu no Rio de Janeiro foi um choque maior que ver 100 mil pessoas na rua. O senador teme que o exemplo seja imitado, o que levaria a ocupações populares de outras câmaras municipais, de assembleias legislativas e do próprio Congresso; ele, porém, frisou que o Parlamento perde a razão de existir quando precisa ser cercado para que o povo não entre.

Cristovam Buarque considera que os protestos, mesmo que partam de pequenos grupos, sinalizam o descontentamento do povo com o Poder Legislativo e a classe política. Ele disse que o povo não percebe os políticos trabalhando e trata com descrença as atividades de deputados e senadores.

– Nossa força é nossa credibilidade. Perdida a credibilidade, perdemos nossa força – alertou.

A agenda positiva do Congresso, para Cristovam, não tem sido suficiente para atender às reivindicações do povo. Ele propôs, como forma de recuperar a imagem do Legislativo, a construção de uma proposta “diferente” para um Orçamento “diferente”, de modo a incorporar as “idéias e sonhos” dos brasileiros.

Agência Senado