Inicial / Outras Notícias / Encontro entre universidade do Texas e instituições gaúchas

Encontro entre universidade do Texas e instituições gaúchas

Print Friendly, PDF & Email

Bandeira do Texas

Porto Alegre – A Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado está organizando, junto com a Universidade do Texas (EUA) um encontro, entre membros desta universidade e de universidades gaúchas interessadas em desenvolver parcerias de pesquisa nas áreas de nanotecnologia, biocombustíveis, hidrologia, entre outras.

A Universidade do Texas faz parte do consórcio Advanced Energy Consortium, cujo principal objetivo é desenvolver nanosensores inteligentes que podem ser injetados em reservatórios de petróleo e gás para melhorar a recuperação de recursos de hidrocarbonetos existentes e novos. A tecnologia deve minimizar o impacto ambiental. São parceiras neste consórcio, que possui fundos e recursos específicos para o financiamento das pesquisas, empresas como a Petrobras, Gripo BG, Schlumberger, Total e Shell. As empresas apresentam as demandas de novas tecnologias, que são gerenciadas pelo consórcio através de uma rede de universidades e instituições de pesquisa.

A Universidade quer ampliar a participação de instituições de pesquisa brasileiras neste projeto. Por isso a Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico está chamando o encontro, que deve ocorrer no mês de junho, para uma apresentação detalhada do projeto e dos benefícios que as universidades que desejarem aderir poderão obter.

Cláudia Corrêa, de Porto Alegre