Escritor gaúcho lança oficina literária virtual | | Edgar Lisboa
Inicial / Mil palavras / Escritor gaúcho lança oficina literária virtual
Alcy Cheuiche

Escritor gaúcho lança oficina literária virtual

Print Friendly, PDF & Email

José Antônio Severo

A literatura virtual chega à pandemia. O escritor gaúcho Alcy Cheuíche está inovando ao criar uma oficina literária virtual para a formação de escritores enquanto o novo cornavirus estiver mantendo as pessoas em isolamento. O treinamento em literatura é uma atividade que, desde os primórdios da escrita, desenvolveu-se presencialmente.

Cheuíche está inovando. Ele diz que é perfeitamente possível formar um escritor à distância, em poucos meses de trabalho, com aulas semanais, desde que haja empenho do aluno e confiança em seu talento para as letras. No projeto, o aluno é adestrado, de acordo com suas preferências ou inclinações, nas artes do romance, crônicas, contos, pelas de teatro ou roteiro para cinema e dramaturgia de tevê.

Nessa fase, o aluno exercita-se nas técnicas essenciais da arte de escrever romances, trabalhando sobre os três componentes básicos da literatura: personagem, ambiente e ação. O curso desenvolve-se em dois módulos. O primeiro com 12 aulas e o segundo com duração de três meses.

O escritor Alcy Cheuíche desenvolve oficinas de literatura que já produziram 81 livros, vários deles lançados na feira do Livro de Porto Alegre.

Escritor premiado, com livros traduzidos para o inglês, francês, alemão e espanhol, estacam-se biografias como do Almirante Tamandaré, recentemente lançada pela L&PM Editores, Santos Dumont, do almirante negro João Cândido (líder da revolta da chibata), Sepé Tiaraju, e romances históricos, dentre os quais o best-seller ”Ana Sem Terra”.

Blog Edgar Lisboa