Fenemê voltam a ser fabricados em Caxias do Sul | | Edgar Lisboa
Inicial / Destaques / Fenemê voltam a ser fabricados em Caxias do Sul
A volta dos FMN será comemorada pelos motoristas.

Fenemê voltam a ser fabricados em Caxias do Sul

Print Friendly, PDF & Email

José Antônio Severo

A marca de caminhões FNM está de volta. O tradicionais Fenemês, reis das estradas nos anos 40 a 80, voltarão às ruas e às pistas. Os primeiros protótipos da nova versão dos antigos “gigantes” das rodovias serão produzidos ainda esse ano em Caxias do Sul (RGS), mas já equipados com motores elétricos, para transporte nos critérios de sustentabilidade em versões para carga e passageiros, em modelos com capacidade para 13 e 18 toneladas.

A marca mais tradicional de transportadores do País, a FNM, da estatal Fábrica Nacional de Motores (iniciada em 1942, extinta em 1988), foi adquirida por uma startup do Rio de Janeiro, com sócios caxienses, os empresários José Antônio S. Martins e Alberto Martins. com logotipo inspirado no emblema da Alfa Romeo italiana, indústria que licenciou a tecnologia dos antigos fenemês. Uma pequena mudança. Na íntegra, a nova FNM denomina-se Fábrica Nacional de Mobilidade, pois não fabricará motores, como sua ancestral de Xerém (RJ).

Segundo os fabricantes, além dos novos fenemês, a FNM gaúcha vai oferecer soluções de alta tecnologia, produzindo veículos com sistema RePower, para remotorização de caminhões motor de ciclo diesel para elétricos, contribuindo, com isto, para uma logística sem poluentes, sem ruídos e sem emissão de carbono. “Isto vai trazer um novo impulso de modernidade para o Rio Grande do Sul, diz Zeca Martins, um dos sócios do projeto.

Blog Edgar Lisboa