Inicial / Notícias / Fiscalização mais rigorosa contra descarte irregular de entulhos no litoral gaúcho
Fiscalização mais rigorosa em Imbé

Fiscalização mais rigorosa contra descarte irregular de entulhos no litoral gaúcho

Print Friendly, PDF & Email

Imbé (RS) – Em reunião de trabalho realizada na terça-feira (23) com as secretarias do Meio Ambiente, Pesca e Agricultura (SEMMAPA), Limpeza Urbana (SMLU) e Obras e Viação (SMOV), juntamente com as subprefeituras de Mariluz e Santa Terezinha, o prefeito de Imbé, no litoral gaúcho

,Pierre Emerim propôs apertar a fiscalização de quem jogar lixo e entulho nas calçadas e vias de Imbé. Segundo ele, a proposta prevê alterar a Lei Municipal 1.421/2013, o Código Ambiental de Imbé, quando a Prefeitura passará a recolher qualquer tipo de entulho em frente às propriedades particulares (casas e estabelecimentos comerciais) somente após aplicação de multa aos proprietários.

O chefe do Executivo também ressaltou que, após notificar o proprietário, o prazo para recolhimento do lixo diminuirá de 16 para cinco dias no máximo. Caso não seja feito o recolhimento, a Prefeitura aplicará multas a partir de R$ 1 mil, além de outras penalidades. “Não estamos querendo fazer uma ação para arrecadar, mas sim mudar o pensamento das pessoas que acham que podem descartar qualquer tipo de coisa nas calçadas e vias da nossa cidade. Se dermos uma destinação correta para esse lixo, economizaremos recursos públicos e não ficaremos apenas limpando por limpar. Vamos conscientizar o cidadão”, disse Pierre.

Segundo o titular da SMLU, Manoel Gonçalves, o Nezinho, 90% dos proprietários de imóveis notificados por qualquer tipo de descarte atendem a notificação em até três dias. “O objetivo do encontro é criar um entendimento padrão. Em muitas dessas notificações os proprietários não estão nos locais e isso prejudica o recolhimento imediato do descarte irregular”, enfatizou Nezinho. Já o secretário da SEMMAPA, Clairton Alves, reforça o pedido para que a comunidade denuncie o descarte irregular de lixo através dos canais oficiais da Prefeitura, entre eles o Whatsapp da equipe da Fiscalização Ambiental, informando endereço completo e fotos do local. O número para contato é o (51) 99999-2288.

De Imbé, Ronaldo Berwanger com foto de Ivan de Andrade