Inicial / Notícias / Gaúchos Prontos para a Olimpíada do Conhecimento

Gaúchos Prontos para a Olimpíada do Conhecimento

Print Friendly, PDF & Email

Porto Alegre – Belas paisagens ensolaradas compõem a cidade maravilhosa. Mas, para os alunos do Senai, as atenções estarão voltadas para a Olimpíada do Conhecimento 2010, que ocorrerá no Rio de Janeiro entre 9 e 14 de março. Para eles, sombra e água fresca, só nos intervalos das provas, que englobarão 45 ocupações industriais e três modalidades comerciais e do setor de serviços. Jovens em busca de medalha, reconhecimento profissional e uma vaga no WorldSkills 2011, que acontecerá em Londres.

cidade do Rio de Janeiro. No fundo, Pão de Açúcar. Foto: Divulgação
cidade do Rio de Janeiro. No fundo, Pão de Açúcar. Foto: Divulgação
A equipe do Senai-RS, que conta com 42 alunos, vai participar em 35 ocupações e está em fase final de preparação. Na última Olimpíada do Conhecimento, realizada em 2008, o Estado conquistou sete medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze.

Na edição anterior, a Olimpíada contou com 533 competidores, 80 mil visitas de alunos da educação básica, 10 mil trabalhadores envolvidos e 2 mil participantes em eventos paralelos. Em 5 edições, o torneio já recebeu mais de um milhão de visitantes.

E a 6ª edição da Olimpíada do Conhecimento promete ser ainda maior. A expectativa é de mais de 230 mil expectadores circulando nos 571.000 m² do Riocentro, pois paralelamente ocorrerá o primeiro Worldskills Americas. Inspirado na competição mundial WorldSkills, o torneio atrairá jovens de todo o continente. O objetivo é trocar experiências entre os países participantes e incentivar a cultura competitiva em mercados ainda em desenvolvimento. E o Senai, por sua experiência na execução e participação em torneios nacionais e internacionais, organizará ambos os eventos. Uma forma de reconhecimento de nossos vizinhos pela competência do Brasil no ensino profissional para o setor industrial

Inova Senai terá cinco projetos gaúchos
Paralelamente a competição, será realizado o Inova Senai, uma exposição de projetos inovadores, capazes de oferecer soluções para o setor produtivo e para a educação profissional industrial. Dos sete projetos enviados pelo Senai-RS, cinco estarão no evento. O Rio Grande do Sul é o segundo Estado com mais projetos expostos.
São eles:

Triturapet comunitário: Triturador de garrafas PET que utiliza a energia solar para seu funcionamento, do Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão Senai (São Leopoldo).

Carro de compras eletrônico – Autokon: carrinho de compras informatizado com o objetivo de agilizar o processo de pagamento e reduzir o tempo de espera em filas, do EEP Senai Carlos Tannhauser (Santa Cruz do Sul)

Desenvolvimento de um novo controle de partida de veículos com restrição a usuários não autorizados: Controle de partida de veículos que utiliza a leitura da impressão digital e permite monitorar as tentativas de partida do motor, impedindo que o veículo seja furtado, do Centro Tecnológico Automotivo, de Caxias do Sul,
Unidade de transformação para tecer PET reciclado: máquina que tece fios provenientes do reaproveitamento de garrafas PET para confecção de diferentes produtos, do CEP Senai Thomaz Albornoz, de Santana do Livramento.

Reuso de óleo – uma nova alternativa ecologicamente correta: Novos meios para a reutilização do óleo de soja, do Centro Tecnológico do Couro, de Estância Velha (Unicom/FIERGS).