Giovani Cherini destaca o Dia Internacional do Cooperativismo | | Edgar Lisboa
Inicial / Destaques / Giovani Cherini destaca o Dia Internacional do Cooperativismo
Deputado Giovani Cherini

Giovani Cherini destaca o Dia Internacional do Cooperativismo

Print Friendly, PDF & Email

O deputado federal Giovani Cherini (PL-RS) fez um registro do Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado nesse sábado (04). O parlamentar criou e presidiu a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo – FREENCOP, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, por 16 anos. Nesse período, criou a primeira Lei Cooperativista do Brasil e fundou em parceria com a OCERGS, 68 Frencops Municipais e foi responsável, também, pela criação de duas comissões especiais sobre cooperativas de trabalho.

Cherin quando presidiu a Assembléia do Estado, em 2010, implementou o Programa Cooperação – O Rio Grande Acima das Diferenças. O programa levou à Assembléia a chamada Casa da Cooperação, e por consequência o próprio Rio Grande do Sul ficou conhecido como o “Estado da Cooperação”. Foram apresentados aos gaúchos “cases” do Sicred, da Cotrirosa, da Coopermil, da Certele da Languiru. Entre outros aspectos, o programa abordou o endividamento das cooperativas agropecuárias e ainda contribuiu para a aprovação do AJUSTAR-RS.

Causa defendida

“Me dedico a vida toda à essa causa, já me formei, fiz uma faculdade de cooperativismo, fiz especialização em cooperativismo, já fui professor de cooperatismo, e acredito muito nessa força como filosofia de vida”, afirma o parlamentar. Continua:”Eu tenho uma tese que nem socialismo e nem capitalismo, e sim cooperativismo, a força da cooperação”. Completa:”O gaúcho, por onde vai leva cooperativa e leva o CTG, que são as tradições, a família, gaúcho tem muito de família, cooperativismo e tradição”.

Tradicionalismo

“A minha homenagem, também no Dia Internacional do Cooperatismo ao MTG, que eu também sou Conselheiro Honorário do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho, do maior movimento tradicionalista do mundo, hoje representa mais de 1.300 entidades representativas do cooperativismo da tradição gaúcha que são os nossos CTGs – Centros de Tradições Gaúchas”.

Ações direcionadas ao Cooperativismo

Através de parcerias da OCERGS com o Poder Executivo, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas do Estado, foi realizado evento direcionado ao cooperativismo, sendo prestada homenagem a 41 cooperativas e entidades que se destacaram no setor cooperativista, consolidando o programa de gestão.

Leis relacionadas ao setor

Cherini é autor de diversas leis direcionadas ao cooperativismo. A lei 11.892/02 cria a Política estadual de Cooperativismo, precursora da criação do Conselho estadual de Cooperativismo. Foi autor, também, da lei que declara o Município de Nova Petrópolis como Capital Nacional do Cooperativismo. Na Câmara dos Deputados, em Brasília, é autor da lei que declara Padre Theodor Amstad como patrono do Cooperativismo Brasileiro.

O deputado também foi autor do projeto de lei que acrescenta artigos na lei 9.867, que trata sobre a criação e o funcionamento de Cooperativas Sociais. Ainda elaborou o projeto que autoriza o acesso de bancos cooperativos e confederações e centrais de cooperativas de crédito aos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), para fins de concessão de crédito educativo. No que diz respeito ao Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, apresentou o texto que altera a lei complementar no 130, de 2009, que cria a modalidade de correntista não associado. Em 2020 foi foi autor do projeto que regulamenta a organização e o funcionamento das cooperativas habitacionais e cria mecanismos de estímulo a essas associações.

O parlamentar é membro da Freencop Nacional, já ocupando a vice-presidência, onde defende o cooperativismo. Fundou e presidiu a Cooperativa Universidade de Líderes Juventude Sem Fronteiras – COOPLÍDER (cooperativa habitacional) que auxiliou mais de 5 mil jovens a obterem crescimento no campo familiar, social, profissional e espiritual, através e cursos na área de liderança e ainda no Paradigma Holístico.

Homenagem norte-americana

No ano de 2019 a Universidade Albert Schweitzer, da Flórida (EUA), reconheceu o desempenho do deputado federal diante da Educação Coopetativista, como educador e professor graduação e pós-graduação em coopetativismo, e concedeu a ele o título de honra Dr. H.c. em “Educação”, a mais alta condecoração em uma  universidade pode oferecer à uma personalidade.

Giovani Cherini é graduado em Cooperativismo pela UNIJUÍ, com pós-graduação nos cursos de Economia Rural (na França) e Cooperativismo (Unisinos-Israel). É també educador cooperativista, tendo sido professor no Curso de Graduação e Pós-graduação em Cooperativismo na UINIVATES. Doutor Honoris Causa pela Universidade Albert Ascheitzer. É sócio das cooperativas COTRIJAL, COAGRISOL, COPREL e SICREDI.

Blog Edgar Lisboa

Um Comentário

  1. Causa é causa. Linda trajetória no cooperativismo, deputado Giovani Cherini.