Inicial / Outras Notícias / Governador amplia assistência à Área Metropolitana de Brasília

Governador amplia assistência à Área Metropolitana de Brasília

Print Friendly, PDF & Email

Agnelo Queiroz,Valparaíso de Goiás,Fotos_Lula_Lopes_42Valparaíso de Goiás – O governador Agnelo Queiroz entregou nesta sexta-feira (12) 15 mil kits para diagnósticos de dengue às prefeituras de oito das 11 cidades da Área Metropolitana de Brasília (AMB) numa estratégia do GDF para proteger também os cidadãos do Distrito Federal contra a doença.

A iniciativa faz parte de uma política profilática do Palácio do Buriti em apoiar a AMB e outras áreas, como a Saúde, em seu desenvolvimento. “Quase metade dos atendimentos da rede pública do DF é de pacientes de outros estados, a maioria (das cidades) do Entorno. Por isso, as ações de prevenção nessas cidades impactam a saúde e a qualidade de vida de todos”, garantiu Agnelo.

Para o chefe do Executivo, cuidar das questões das regiões vizinhas do DF é cuidar dos próprios problemas do DF. “Somos irmãos, temos os mesmos problemas. Por isso, precisamos dar as mãos e agir em conjunto. Essa é uma meta que assumi durante a campanha e que estamos colocando em prática. Agora, com a casa arrumada, poderemos fazer ainda mais”, afirmou.

Melhorias – Os benefícios da nova abordagem, mais igualitária com a Área Metropolitana de Brasília, já começam a ser sentidos pela população da região. “Antes era só falatório, os políticos prometiam e nada era feito, agora, pela primeira vez, está vindo ajuda do DF”, comentou Elzuila Cândida, 51 anos, moradora de Valparaíso de Goiás.

Ela conta que a proximidade é tanta que o abandono da região tinha consequências negativas para ambos. “Apenas uma rua separa o Valparaíso e o DF, então o que acontece de um lado, influencia o outro. Uma ação como essa de prevenção da saúde vai ajudar muito. Além disso, outros programas chegaram aqui, teve a Carreta da Mulher, que é outra ajuda muito bem vinda”, completou.

A prefeita da cidade, Lucimar Nascimento, também destacou a parceria sem precedentes entre o GDF e os municípios da região. “Fomos recebidos pelo governador Agnelo antes mesmo da posse, e ele nos garantiu que ajudar o Entorno seria uma prioridade e hoje vemos essa promessa ser cumprida”, contou a dirigente municipal. “Elegemos a saúde a prioridade na cooperação, mas ela se estende para várias outras áreas como educação, infraestrutura e desenvolvimento”, completou.

Morador de Luziânia, o motorista Nilton Gonçalves ressaltou que nunca a AMB foi tão valorizada pelo GDF. “Nunca tinha visto um governador do DF vir aqui no Entorno. Nossa vida vai melhorar muito com o governo do DF ajudando essa região que tem tantos problemas”, completou.