Inicial / Outras Notícias / Instagram brasiliense retrata cotidiano dos moradores de rua da cidade

Instagram brasiliense retrata cotidiano dos moradores de rua da cidade

Print Friendly, PDF & Email
Instagram brasiliense retrata cotidiano dos moradores de rua da cidade – Blog Edgar Lisboa. Imagem: Reprodução/Instagram /BSBInvisível

O objetivo do Bsb Invisível é conscientizar e gerar empatia. A estudante de jornalismo Maria Baqui está por trás da iniciativa.

Estereótipos continuam cercando e limitando moradores de rua. Ainda existem pessoas com receio de se aproximar ou conversar com quem não tem onde morar. Muitos são tachados de viciados em drogas, preguiçosos ou violentos. A verdade é que a falta de voz e visibilidade de quem vive na rua contribui para esse preconceito. Para tentar combater isso, a estudante de jornalismo Maria Baqui, 21 anos, criou o projeto Bsb Invisível.

O perfil no Instagram reúne relatos e fotos espontâneas dos entrevistados. A versão brasiliense faz parte de uma rede, criada em 2014, com a fundação do Instagram SP Invisível. Desde então, 30 cidades brasileiras montaram projetos semelhantes. Antes de começar a página, Maria conversou com os administradores da conta de São Paulo e foi convidada a integrar o projeto nacional.

Maria Baqui – Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

As entrevistas para o Bsb Invisível acontecem de forma despojada. “Normalmente, chego e pergunto o nome da pessoa, se ela está ocupada e se posso tomar um pouquinho do tempo dela para conversarmos”, explica Maria.

A estudante geralmente volta para onde encontrou os entrevistados e, além de levar doações, mostra as curtidas, comentários e repercussões da postagem.

“Sempre me interessei por causas sociais e sinto muita gratificação em poder contribuir, de alguma forma, para a inserção de minorias na sociedade”, conta a jovem.

Por enquanto, Maria produz todo o conteúdo sozinha, mas pretende montar uma equipe até o final de agosto. Para contribuir com doações ou participar da iniciativa, a estudante encoraja que os interessados entrem em contato com ela através do Instagram (@bsbinvisivel_).

Veja aqui conteúdo completo.

Fonte: Metrópoles