Investimentos da Ford na Bahia | | Edgar Lisboa
Inicial / Notícias / Investimentos da Ford na Bahia

Investimentos da Ford na Bahia

Print Friendly, PDF & Email

O senador César Borges (PR-BA) comemorou nesta terça-feira (24) novos investimentos que serão realizados pela montadora Ford na Bahia, com aporte de R$ 4 bilhões, dos quais R$ 2,5 bilhões serão utilizados diretamente na ampliação das instalações no estado. De acordo com o parlamentar, esses investimentos possibilitarão a criação de cerca de 10 mil novos empregos diretos e 60 mil indiretos.

– Esses recursos, disputados em todo o mundo, vieram para o Brasil e para a Bahia – comemorou.Tem razão de comemorar a grande vitória o ex-governador baiano. O Rio Grande do Sul que deve estar amargando um enorme arrependimento. Principalmente os que estão desempregados e não puderam aproveitar os novos 10 mil empregos.

senador César Borges
senador César Borges

César Borges recordou que a atração da Ford foi iniciativa sua, em 1999, quando era governador do estado. Na época, foram concedidos incentivos fiscais, como a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). O senador disse que há um compromisso do governo do estado em renovar o benefício. Além disso, afirmou, o governo federal, por meio da medida provisória 471/09, prorrogou a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que também beneficia a montadora.

Em 10 anos, salientou o parlamentar da Bahia, o PIB baiano dobrou, com a produção, pela Ford Bahia, de 10% dos automóveis do país, com um processo de produção industrial moderno e o alto nível de qualificação do trabalhador baiano. Segundo César Borges, os novos investimentos possibilitarão a expansão da indústria no estado, num “círculo virtuoso” que poderá atrair empregos, inclusive, em estados vizinhos (Agência Senado com Edgar Lisboa).