Licitações Públicas | | Edgar Lisboa
Inicial / Notícias / Licitações Públicas

Licitações Públicas

Print Friendly, PDF & Email

O Projeto de Lei 5506/09, em análise na Câmara, obriga as empresas que participam de licitações públicas a assinar uma declaração atestando que não fizeram nem farão contato com as concorrentes durante o processo licitatório. O autor do projeto, deputado Eduardo Valverde (PT-RO), explica que o objetivo é evitar acordos prévios para definição de preços.

O documento previsto no projeto, chamado de “declaração de propósito independente”, será usado como agravante se ficar comprovado contato ou combinação. Nesse caso, a pena será de detenção quatro a oito anos, mais multa.

deputado Eduardo Valverde Foto: Divulgação
deputado Eduardo Valverde Foto: Divulgação
De acordo com o deputado, declarações desse tipo já vem sendo usadas na Europa e nos Estados Unidos e ajudaram a reduzir o preço das obras públicas. O uso da declaração vem sendo recomendada, segundo Valverde, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Segundo o projeto, a declaração de propósito independente será assinada na fase de habilitação das empresas interessadas na licitação.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.