Lula se emociona com alunos do SENAI | | Edgar Lisboa
Inicial / Notícias / Lula se emociona com alunos do SENAI

Lula se emociona com alunos do SENAI

Print Friendly, PDF & Email

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emocionou-se ao receber, nesta sexta-feira (23), a equipe de alunos do SENAI que representou o Brasil no WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo, e afirmou que o país oferece hoje melhores condições aos jovens.

Lula com os alunos do SENAI
Lula com os alunos do SENAI
“A geração de vocês vai ser mais vencedora, terá muito mais oportunidades do que a minha e a dos pais de vocês. Estou convencido disso. A inovação da indústria brasileira era uma coisa que a gente discutia muito pouco.”

Para Lula, o terceiro lugar conquistado pelos 22 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e dois do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), frente a vários países de tecnologia de ponta, será exemplo citado por ele sempre que inaugurar uma nova escola técnica. “Parabéns a todos vocês, estou consciente de que os pais de vocês estão muito orgulhosos”, ressaltou o presidente.

Ele comparou a emoção que estava sentindo ao sentimento que teve no anúncio da vitória do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas. “Às vezes não conseguimos dimensionar as coisas boas que são feitas no país por estarmos aqui. Mas eu conto para todo mundo o exemplo da reunião de divulgação da sede das Olimpíadas. Quando você entra naquele plenário e vê lá os americanos, os japoneses, os espanhóis, querendo competir com a gente, e eles, historicamente, sempre ganhadores e nós, historicamente, sempre perdedores, você é tomado de uma emoção. E aí, tudo que é brasileiro fica mais bonito, não é? O amarelo fica mais amarelo, o verde fica mais verde, o azul fica mais azul, e todo mundo emocionado”, brinca Lula.

E completou: “Eu fico imaginando vocês disputarem uma Olimpíada que reúne 51 países e vocês saírem vitoriosos. E, sobretudo o fato de tantos países, considerados ricos e desenvolvidos, ficarem atrás de nós. É a certeza de que, quando a gente quer, a gente pode. E quando a gente quer, a gente vence”.

Lula, aluno de tornearia do SENAI em 1962, foi homenageado pelos alunos com a medalha de ouro da competição e a bandeira do Brasil, carregada no desfile de abertura do evento.

Mateus Freitas, campeão mundial em eletrônica industrial, falou sobre o encontro com o presidente. “Fechou com chave de ouro o nosso trabalho. Recebemos reconhecimento dos nossos familiares, dos nossos amigos e agora do presidente da República que, ao nos receber, demonstra reconhecimento do Brasil como um todo.”

Os 24 alunos representaram o Brasil no Worldskills, realizado em setembro em Calgary, no Canadá, onde competiram com 847 alunos de 51 países. Ao todo, conquistaram quatro medalhas de ouro, quatro de prata, duas de bronze e cinco diplomas de excelência em ocupações como tecnologia da informação, eletrônica, design gráfico, entre outras.