Inicial / Notícias / Mais de 930 mil veículos já estão licenciados no Distrito Federal
Mais de 930 mil veículos já estão licenciados no Distrito Federal - Blog Edgar Lisboa. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Mais de 930 mil veículos já estão licenciados no Distrito Federal

Print Friendly, PDF & Email

A partir de 1° de outubro, condutores de veículos com placa final 3,4 e 5 devem portar o CRLV 2019

Valquíria Cunha

(Brasília, 20/09/2019) – De acordo com dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), 930.330 veículos foram licenciados no DF, em 2019. Isso representa 52% da frota, que é de 1.804.772 veículos. No ano passado todo, foram licenciados 1.136.106 veículos. Para agilizar a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), neste ano, o Detran-DF disponibilizou uma série de facilidades para que o cidadão tenha várias opções de atendimento.

 

O diretor-geral do Detran, Alírio Neto, ressalta a importância de buscar cada vez mais, melhorias no atendimento online para que o cidadão seja atendido de maneira rápida e eficiente quando precisar dos serviços da Autarquia.

 

Portal de Serviços

Lançado em 4 de julho deste ano, o Portal de Serviços do Detran-DF disponibiliza pelo menos 11 serviços online que antes eram oferecidos somente com atendimento presencial. Pelo Portal é possível emitir débitos e imprimir a Autorização de Circulação para aguardar a chegada do CRLV em casa. O acesso ao Portal é feito pelo site www.detran.df.gov.br -> Portal de Serviços.

 

Detran nas Cidades

Lançado em 16 de julho, o projeto já atendeu 5.864 pessoas, disponibilizando consulta de débitos e emissão de boletos, além da impressão de 3.433 CRLVs 2019. O Detran nas Cidades oferece atendimento móvel nas Regiões Administrativas. O projeto funciona num ônibus, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h30 e 13h30 às 17h e é exclusivo para emissão de débitos e do CRLV. O cronograma está disponível no site http://www.detran.df.gov.br/calendario-do-projeto-detran-nas-cidades/.

 

Horário de funcionamento estendido     

Desde 10 de setembro, os postos do Detran-DF passaram a funcionar das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, uma hora mais cedo do que o horário normal. O objetivo é garantir que mais pessoas sejam atendidas diariamente.

 

Guichês do Detran nos Na Hora

Outra medida adotada em setembro deste ano foi a mudança no atendimento do órgão nas Unidades do Na Hora, que passaram a funcionar exclusivamente para o serviço de emissão do CRLV 2019. Neste caso, o horário de funcionamento permanece o mesmo, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30 e, aos sábados, das 7h30 às 13h.

 

CRLV Digital

O Detran-DF em parceria com o Denatran encampou esse projeto piloto de forma pioneira. A CNH já está em produção desde julho de 2017 e em outubro de 2018 o Órgão adotou a versão digital para o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo. O passo a passo para baixar o CRLV digital está disponível no link: https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2019/solucoes-transito-palma-sua-mao.

 

Calendário de fiscalização escalonado

O Detran-DF adotou o calendário de fiscalização de acordo com o final da placa do veículo. A exigência do licenciamento 2019 ocorre a partir do 1º dia de cada mês, a começar de setembro pelas placas final 1 e 2. A partir de 1º de outubro, será iniciada a exigência do CRLV 2019 para os finais de placa 3, 4 e 5.

 

Calendário escalonado (fiscalização por final de placa)

1 e 2: 1º de setembro

3, 4 e 5: 1º de outubro

6, 7 e 8: 1º de novembro

9 e 0:  1º de dezembro

Blog Edgar Lisboa, com informações da Assessoria de Comunicação Social do Detran/DF