Inicial / Outras Notícias / Mulheres do PMDB mobilizam Vale dos Sinos

Mulheres do PMDB mobilizam Vale dos Sinos

Print Friendly, PDF & Email

A atuação feminina e a busca da inserção de gênero na política norteou o 2º encontro do programa “Diálogos” – edição Vales, na localidade de Lomba Grande em Novo Hamburgo, no último sábado, 8, promovido pelo PMDB Mulher.

A presidente estadual do núcleo, Regina Perondi, externou preocupação diante dos assuntos recentes que dilaceram a integridade das mulheres como o do Estatuto do Nascituro, aprovado por uma Comissão da Câmara dos Deputados e que prevê benefício para feto fruto de estupro. “Precisamos nos inserir nas principais discussões e tomar posicionamento para evitar sinais de violência e desrespeito”, defendeu Regina.

O encontro que contou com as presenças dos deputados Alceu Moreira e Giovani Feltes, reuniu 150 mulheres de uma região em que o PMDB teve importante desempenho nas eleições de 2012. No Vale dos Sinos, por exemplo, a legenda conquistou sete das 13 prefeituras, alcançando um percentual de 53% de representação.

Destas sete prefeituras, três são administradas por mulheres: Dois Irmãos, com a prefeita Tânia da Silva – mulher negra no comando de uma cidade de colonização alemã – Presidente Lucena, gerenciada por duas mulheres peemedebistas, a prefeita Rejani Stoffel e a vice Maria Enzweiler; e Portão, com Odete Rigon no comando do Executivo.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o PMDB é o partido do Rio grande do Sul com o maior número de mulheres nos comandos dos executivos municipais. São 13 prefeitas, além de 12 vices e 164 vereadoras. O PP é o segundo colocado, com sete prefeitas.

Prefeitas

Dois Irmãos – Tânia da Silva

Presidente Lucena – Rejani Stoffel

Portão – Maria Odete Rigon

Vices

Presidente Lucena – Maria Enzweiler

Estância Velha – Maria Ivete Grade

Ivoti  – Marli Gehm

Municípios da Coordenadoria do Vale dos Sinos

Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Portão, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São Leopoldo e Sapiranga.