Inicial / Notícias / “O Exame de Ordem precisa sofrer modificações”, diz presidente da OAB 

“O Exame de Ordem precisa sofrer modificações”, diz presidente da OAB 

Print Friendly, PDF & Email

O primeiro Debate Jurídico Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, contra ou a favor, realizado na ultima terça-feira (5), no auditório da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), em Brasília, teve momentos polêmicos e de alta tensão. Indagado sobre o Exame,  Edson Grossi, da OAB, afirmou que na condição de professor de direito de duas universidades é constantemente cobrado pelos seus alunos sobre a inconsistência da prova do exame de ordem,  apresentando perguntas mal elaboradas, confundindo a própria banca examinadora com pegadinhas desnecessárias. Edson Grossi defendeu a aplicação do exame de ordem com fiscalização rigorosa e garantiu que vai levar aos seus pares na OAB e também a banca examinadora da FGV as ponderações colocadas pelos Bacharéis. “O Exame de Ordem precisa sofrer modificações”.

O presidente regional (DF) da ANB Associação Nacional dos Bacharéis, Georges Brito, pegou o plenário de surpresa, ao afirmar que a OAB não existe, pois foi, segundo ele, extinta pelo Decreto 18, de 1991, durante o governo Collor de Mello. “A OAB não foi recriada desde 1991. Morreu e não ressuscitou”.

Edson Grossi respondeu que a afirmação do colega não procede e ofende a instituição: “a lei 8.906/94, que regulamenta o exercício da advocacia, institui, no seu artigo 44, a OAB. O plenário do STF, em votação unânime, realizada em 2011, reconheceu pela constitucionalidade da instituição”.

Debate com momentos polêmicos esclareceu muitas questões que poucos advogados gostam de abordar. Parabéns ao SOS Brasília e à OAB/DF

Já Vasco Vasconcelos, OBB Ordem dos Bacharéis do Brasil, fez defesa intransigente pedindo o fim do exame, alegando que o referido concurso não qualifica ninguém, não passa de caça níquel, provoca desempregos, leva a depressão e a morte e que a responsabilidade de legislar sobre profissões é de competência exclusiva da União.

Carlos Schneider, presidente nacional da ANB corroborou com os seus colegas bacharéis e afirmou: “a conta a pagar pela OAB, aos bacharéis, será muito alta”.

O presidente da ACDF, Fernando Brites, reconheceu a importância do DEBATE:  “a ACDF está voltando às suas origens, promovendo debates de interesse da sociedade brasileira”.

O Debate, promovido pelo Movimento Limpa Brasil, com apoio do SOS Brasília e da ACDF Associação Comercial do DF, foi moderado pelo jornalista Ricardo Noronha.

O Programa SOS Brasília  mostrará, no próximo domingo, os principais momentos do DEBATE. O link do SOS Brasília será disponibilizado para as redes sociais a partir da exibição na TV.Acompanhe pelo site sosbrasilia.com.br

Informações:

sosbrasilia.tv@gmail.com

 Blog Edgar Lisboa

Um Comentário

  1. Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro
    A/C do Vice-Presidente da República, Senhor “Hamilton Mourão”
    “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”
    VEJAM COMO O BOLO DA INDÚSTRIA DA OAB(ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL), FUNCIONA:
    RECEITA
    1) Arrecadação Bilionária com exames da OAB, geralmente três vezes por ano, impostas aos Bacharéis em Direito e estudantes de direito que,comprovem estar matriculados nos últimos dois semestres ou no do último ano do curso de graduação em direito no primeiro semestre de 2.018.
    2) Arrecadação com cursinhos preparatórios dos exames da OAB, onde tem no mínimo um dos sócios ou associados da OAB.
    3) Arrecadação com vendas de livros de direito, onde a OAB, possui comissão sobre as vendas
    4) Arrecadação com as anuidades dos Advogados
    5) Arrecadação com a caixa de assistência de advogados
    6) Arrecadação de benefícios de Políticos-Advogados(deputados, prefeitos, vereadores, senadores, etc)
    7) Consultoria jurídica pela banca de advogados da OAB, para suporte a REDE GLOBO DE TELEVISÃO e ao PT(Partido dos Trabalhadores), onde seu maior Líder “Luis Inácio Lula da Silva”, foi condenado em segunda instância e está preso.

    Fundamento sobre a Receita da Indústria da OAB:
    1) A OAB, arrecada mais de 2 bilhões de reais todo ano; existe uma estimativa que a OAB já arrecadou mais de 100(cem) bilhões de reais, desde o ano de 1994. A mesma nunca pagou impostos, nunca prestou contas ao TCU(Tribunal de Contas da União) e a ninguém. Quanto o Governo Federal deixou de arrecadar de impostos sobre a caixa preta da OAB, desde o ano de 1994, desde quando foi implantado o exame da OAB?
    2) A OAB/FGV, além de manter seu corporativismo, reprova mais de 90%(noventa por cento) dos seus examinandos, através de armadilhas e pegadinhas nos seus exames, porque quanto mais se reprova, mais se arrecada; enfim, vende dificuldade, para arrecadar grandes fortunas com facilidade. A partir do momento da primeira reprovação, os Bacharéis em Direito e Estudantes de Direito, passam a ser seus escravos e fregueses dos seus exames, situação esta que humilha seus examinandos reprovados e suas respectivas famílias.
    3) Por não pagar impostos e nem tampouco prestar contas ao TCU e a ninguém, A OAB se fortaleceu; se acha acima de DEUS, do Governo Federal “Jair Messias Bolsonaro” e todas as demais esferas dos Poderes(legislativo e judiciário). O pior, que a OAB continua praticando maldades contra nossa sociedade, principalmente aos 5 milhões de Bacharéis em Direito desempregados e com suas respectivas famílias.

    DESPESAS
    Fundamento sobre as Despesas do destino da Indústria da OAB:

    1) A OAB investe parte de sua arrecadassão bilionária em mídias nas redes sociais e reportagens de alguns jornalistas, para denegrir a imagem do Senador “Flávio Bolsonaro”(filho), para atingir e enfraquecer o governo do “Presidente Jair Messias Bolsonaro(pai)”.
    2) A OAB, também investe parte de sua fortuna, para derrubar o Presidente Jair Messias Bolsonaro.
    3) A OAB, investe ainda parte de sua fortuna, para patrocinar a REDE GLOBO, para camuflar temas contrários ao EXAME DA OAB, junto aos meios políticos e na sociedade em geral. Pergunta-se, toda vez que alguma matéria contra o exame da OAB, é levado a votação no congresso nacional, esta matéria não segue seus trâmites normal, se votada, a maioria dos políticos votam contra.
    4) A OAB, outrossim, investe muito parte de sua fortuna nos projetos políticos do PT; investiu alto nas eleições dos antigos Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e da Dilma Rousseff. Depois que a Presidenta Dilma caiu, pediu seu afastamento. O Ex-Presidente e Advogado Michel Temer, no início teve apoio da OAB, depois da sua queda de aceitação da população, a OAB pediu também seu afastamento.

    Por derradeiro; Presidente Jair Messias Bolsonaro, pelo amor de DEUS, acabe com este exame da OAB, para o bem de nossa sociedade em geral, as dezenas de associações contra o exame da OAB, esperam que Vossa Excelência cumpra o que prometeu, de acabar com o exame da OAB, somos milhões de bacharéis desempregados, escravizados e humilhados pelo EXAME DA OAB, que reprova em massa sempre, mais de 90%(noventa por cento) dos seus examinados e outras situações esdrúxulas citadas acima.

    APOIO:

    CANAL DE NOTÍCIA DA REDE NORDESTE, CANAL QUE FALA A VERDADE!
    Associação Nacional da Marcha dos Bacharéis do Brasil
    Associação Estadual da Frente das Mulheres Desempregadas Bacharelas em Direito
    Associação Nacional dos Bacharéis e Estudantes em Direito Desempregados
    *****Associação Nacional dos Apoiadores de Projetos Políticos de Jair Messias Bolsonaro