Inicial / Repórter Brasília / O exemplo de Farroupilha
O prefeito de Farroupilha (RS), Claiton Gonçalves,, apresentou aos parlamentares o Planejamento Estratégico do município.

O exemplo de Farroupilha

Print Friendly, PDF & Email

Exemplo do município gaúcho será levado para o norte do País

Convidado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, da Câmara dos Deputados, o prefeito de Farroupilha (RS), Claiton Gonçalves, do PDT, apresentou aos parlamentares o Planejamento Estratégico do município gaúcho A iniciativa de mostrar o case gaúcho é do deputado Otaci Nascimento (Solidariedade/RR), vice-presidente da Comissão, que quer levar o exemplo da cidade serrana para municípios no Norte do País. O objetivo é divulgar as ações realizadas pela prefeitura de Farroupilha para tornar o ambiente de negócios da cidade moderno e favorável à inovação, atraindo e criando empregos. A apresentação foi na última quinta-feira (28). Segundo o prefeito, “agilidade, simplificação e desburocratização são as palavras que definem os conceitos que marcam a nova geração de empreendedores no município”.

Velocidade sem entraves

Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Farroupilha, na serra gaúcha

A expectativa é que mais de 90% dos novos empreendimentos de baixo e médio risco recebam seu alvará de funcionamento em até 12 horas em 2019, contra uma expectativa de 400 dias nos anos anteriores. “O resultado é fruto de diversas iniciativas do poder público realizadas desde 2015, como a implantação do Programa Inova Farroupilha, a revisão e aperfeiçoamento de todos os passos necessários para abrir uma empresa, a adesão a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), a criação da Sala do Empreendedor, e mais recentemente, o Alvará Digital 4.0, que permite que todo o processo de requerimento e liberação de alvará seja feito online”, comemorou  o prefeito Claiton Gonçalves.

Novos negócios

Além de se tornar referência para o Brasil, em função das rotas turísticas do Estado ligadas à cadeia produtiva do vinho, Farroupilha passou a atrair novos negócios, que estão diversificando a matriz econômica, gerando empregos e consequentemente aumentando o poder de compra. Atualmente, a cidade possui 9.431 empresas, sendo 2.734 Microempreendedores Individuais (MEIs). Somente em 2019, até setembro, 459 novas empresas abriram e prosperaram. “ São os resultados de um trabalho, sem burocracia, com todas as Secretarias atuando juntas em tela única”, explica Gonçalves. Enfatizou que “com o trabalho realizado pelo município, 1.600 empresas saíram da informalidade e há 2 anos se destacam como contribuintes efetivos. ”

Cartilha para as empresas

O executivo destacou a importância do turismo e do agronegócio através da plantação de uvas. Registou também que os técnicos do município, ou de Farroupilha, editaram uma cartilha para as empresas, mostrando como elas devem vender para o cliente Poder Público. Enfatizou que “com o trabalho realizado pelo município, 1.600 empresas saíram da informalidade e há 2 anos se destacam como contribuintes efetivos. ”

Tirar saúde da UTI

O deputado Otaci Nascimento cumprimentou o prefeito municipal da Cidade Gaúcha que, é médico, e conforme havia anunciado no início da sua apresentação, tinha como desafio, tirar a saúde da UTI. Na avaliação do Parlamentar de Roraima com a gestão desenvolvida em Farroupilha, o prefeito tirou a cidade da UTI. Localizado na serra gaúcha, na região da uva e do vinho, o PIB per capita de Farroupilha é de R$ 44.752,07

Atitude Cidadão

Projeto atitude cidadão visa sensibilizar a comunidade no que diz respeito à educação fiscal, financeira, direitos e deveres do consumidor e empreendedorismo. O Projeto teve início em 2016 e, em 2017 recebeu troféu gestor público administração tributária

  1. Entre outras vantagens, o município multiplicador de conhecimento ao aluno; retorno do valor fiscal para o município e CPMs das escolas; criação de lei educação fiscal; evolução do PIT- Programação de Integração Tributária; Projeto IPTU Sustentável – Concedendo a redução no valor do IPTU as propriedades que atendam a função social, uma vez que a sua implementação proporciona benefícios ao meio ambiente, a economia e a população.

Redução Impactos no meio ambiente

Objetivo alcançado: “mais desempenho urbanístico, 60% dos protocolos de solicitação de descontos foram gerados online, redução dos impactos para o meio ambiente e redução dos impactos em infraestrutura, benefícios par ao contribuinte com redução de até 15% no valor do IPTU do seu imóvel. ”

O prefeito Claiton Gonçalves recebeu, em 2016 e 2018, o prêmio Sebrae prefeito empreendedor no Rio Grande do Sul. “Burocracia se resolve com vontade política de mudar conceitos”.Acreditar o empreendedor; processo sob constante análise; trabalho das secretarias, CICs e contadores em total sintonia.

Pontos Chaves

Divórcio entre negócio e imóvel através de referência de contato na lista da JUCIs, lotado na sala do empreendedor, alvarás provisórios, entrada e saída única de documentos, mostrou o prefeito.

Resultado: em mais de 93% dos casos o alvará é expedido em 12 horas. 75% mais empresas.

“Foram abertos mais de 5 mil postos de trabalho desde 2015

Aproximadamente 1.600 empresas abertas em 2019

Total de 7 mil empresas em Farroupilha (um a cada 10 habitantes)

20% de MEIs”, apresentou o prefeito Claiton Gonçalves sob o espanto dos parlamentares.

Dentro da mudança do conceito de turismo na região, Farroupilha aproveitou propriedades rurais, construídas pelos imigrantes italianos e criou restaurantes típicos, com comidas que atraem turistas do Brasil e do exterior. Farroupilha está entre as três iniciativas na categoria sensibilização, Qualificação Certificação e Formalização no Turismo, co mo o projeto Farroupilha Colonial, roteiro turístico gastronômico e cultural no interior do município. A cerimônia de premiação será realizada dia (4) de dezembro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Edgar Lisboa/ Amanda Miguel/ Blog Edgar Lisboa e Agência Digital News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *