23 de outubro de 2018
Inicial / Artigos / O futuro chegou! – Ronaldo Nogueira
O futuro chegou! - Ronaldo Nogueira - Blog Edgar Lisboa. Foto: Divulgação

O futuro chegou! – Ronaldo Nogueira

Print Friendly, PDF & Email

Ronaldo Nogueira

Depois de 75 anos de imobilismo, com a modernização das leis trabalhistas o futuro finalmente bate à porta do povo brasileiro. Por meio do diálogo com as centrais sindicais e com as confederações de empregadores, a Nova Lei Trabalhista foi construída.

Em apenas seis meses cumpriu integralmente os objetivos a que se propôs: garantir os direitos dos trabalhadores, conquistar segurança jurídica nas relações de trabalho e, com isso, gerar empregos.

A Nova Lei não tirou nenhum direito do trabalhador. Desafio a quem quer seja que me aponte qual direito foi retirado.

Depois da nova lei, por meio da negociação coletiva, o trabalhador poderá escolher a melhor forma de usufruir seus direitos. Seguro-desemprego, FGTS, salário mínimo, piso salarial, férias de 30 dias com um terço a mais de salário, repouso semanal remunerado, 13º salário, aviso-prévio proporcional ao tempo de serviço, licença maternidade e paternidade, horas-extras com no mínimo 50% de acréscimo, e aposentadoria.

Tudo está garantido!

Além disso, com a segurança jurídica alcançada com a Nova Lei, o número de ações trabalhistas caiu pela metade, transformando o Brasil em um dos melhores lugares para se investir na América Latina, segundo me informou o vice-presidente mundial da Mitsubishi, Aichiro Matsunaga. E investimento gera empregos, o maior de todos os direitos sociais!

Os últimos cinco meses foram os melhores na geração de empregos nos últimos quatro anos. Deveras, contra fatos, inexistem argumentos. O futuro, de fato, chegou!

Que Deus abençoe o Brasil!

Ronaldo Nogueira.

Deputado Federal e Ex-ministro do Trabalho, foi o idealizador da modernização da legislação trabalhista.