Operação Flagelo II | | Edgar Lisboa
Inicial / Notícias / Operação Flagelo II

Operação Flagelo II

Print Friendly, PDF & Email

As investigações da Receita apontam mais de mil CPF’s com indícios de irregularidades e cerca de R$ 1 milhão em restituições indevidas. A Receita Federal do Brasil está participando da “Operação Flagelo II”, organizada pela Polícia Federal e que contou com a colaboração do INSS e do Ministério Público Federal, com o objetivo de reprimir crimes contra o sistema previdenciário no Estado do Pará.

A operação que envolve cerca de 300 policiais federais, além de servidores da Receita Federal, do Ministério da Previdência Social e da Força de Segurança Nacional, visa cumprir 70 Mandados de Busca e Apreensão e 58 Mandados de Prisão, expedidos pela Justiça Federal do Pará.

O esquema criminoso se organizava em vários núcleos:

1 – Núcleo de intermediários, encarregados de captar pessoas interessadas em obter benefícios previdenciários;

2 – Núcleo de servidores do INSS, incumbido de receber os pedidos de benefícios previdenciários e fazer falsos lançamentos nos sistemas informatizados para concessão de benefícios;

3 – Núcleo para obter empréstimos consignados no benefício fraudulento;

4 – Grupo utilizado para o saque de dinheiro nos bancos e

5 – Núcleo encarregado de falsificar os documentos necessários a serem utilizados nas fraudes.

Durante as investigações ficou constatado que, além de 800 benefícios previdenciários fraudulentos, o grupo utilizaria os documentos falsos para realização de empréstimos consignados, tomada de empréstimos em bancos, constituição irregular de empresas e restituição indevida do Imposto de Renda.