Inicial / Matérias Especiais / Os “capacetes azuis” e as Forças de Paz da ONU com tropas brasileiras
Capacetes Azuis

Os “capacetes azuis” e as Forças de Paz da ONU com tropas brasileiras

Print Friendly, PDF & Email

Os chamados ”capacetes azuis” formam uma força militar de cerca de 95 mil homens distribuídos em diferentes regiões do globo terrestre. As tropas de diversos países que constituem as Forças de Paz, têm também entre seus militares soldados e oficiais brasileiros. Pelo menos 50 mil militares do Brasil e policiais militares participaram no decorrer dessa trajetória para contribuir com a paz mundial.  O primeiro envio de tropas a um país estrangeiro aconteceu em 1956, com a participação de militares brasileiros na Força de Emergência das Nações Unidas (UNEF), criada na época para evitar confrontos entre egípcios e israelenses e por um ponto final à Crise de Suez.

O Brasil teve destaque em duas importantes operações, assumindo a coordenação e o comando militar, que trouxe prestígio à política externa do Brasil, aumentando a projeção brasileira frente à conflitos e busca da paz em caráter mundial. A primeira operação com participação maciça brasileira foi no Haiti, a MINUSTAH/2004, que teve papel fundamental para o equilíbrio da estabilidade política daquele país, e a segunda participação foi no Líbano, na Operação UNIFIL/2011, que colocou o Brasil em projeção militar mundial por possuir a liderança da única força naval atuando pela ONU no planeta.

Mulheres nas Missões de Paz

A “Agenda sobre Mulheres, Paz e Segurança”, uma resolução da ONU de 2000, determinou fomentar a participação feminina em Missões de Paz. Mesmo antes disso, entre 1992 e 2018, o Brasil já havia enviado ao exterior 311 mulheres militares e policiais militares para auxiliar na manutenção da paz mundial. O Brasil vem ampliando cada vez mais a participação feminina nas mais diversas funções e sendo alvo de elogio por outras forças pela determinação, coragem e desempenho.

Centro e Operações de Paz do Brasil

Desde 2010 o Brasil conta com o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sérgio Vieira de Mello (CCOPAB), no Rio de Janeiro, dentro da Vila Militar. O Centro é direcionado à preparação de militares, tanto brasileiros, quanto estrangeiros, que vão compor as missões de paz das Nações Unidas em territórios hostis do planeta, com treinamento, aulas de línguas e apresentando equipamentos que serão utilizados pelos capacetes azuis brasileiros.

Blog Edgar Lisboa