Inicial / Destaques / Os extremos se encontram: Zeca Dirceu e Kim Kataguiri na mesma pescaria
Zeca Dirceu

Os extremos se encontram: Zeca Dirceu e Kim Kataguiri na mesma pescaria

Print Friendly, PDF & Email

José Antônio Severo

Cena improvável: deputado federal Zeca Dirceu (PT/PR) pacificamente nos Casa do Ruralista, no Distrito Federal, numa conversa amena com o inflamado deputado federal Kim Kataguiri (DEM/SP), líder da extrema direita jovem. Pois aconteceu na última terça-feira, em Brasília.

O autor da façanha foi o deputado federal Luiz Nishimura (PR/PR), fundador e presidente da recém lançada Frente Parlamentar do Pescado, uma das tantas que passaram a povoar o sistema político pluripartidário que se dissemina no Congresso Nacional. Os dois deputados, Kim e Zeca Dirceu figuram entre os oitenta e poucos (ainda esta havendo adesões) integrantes do grupo dos pescadores.

A nova Frente realizou sua festa de fundação na casa do ruralista, como é informalmente chamada a sede da Frente Parlamentar da Agropecuária, no Lago Sul, no Plano Piloto de Brasília.

Zeca Dirceu disse estar à vontade naquele ambiente: venho de uma região pesqueira do Paraná, banhada por bacias de rios muito piscosos, Paraná e Iguaçu. Além disso, destaca o filho do emblemático ex-ministro e líder petista José Dirceu, as pequenas propriedades dos assentamentos de reforma agrária estão introduzindo criação de pescados (peixes e outros animais aquáticos) em tancagem, ou seja, pequenos açudes.

Já o deputado Kim Kataguiri, um parlamentar tipicamente urbano que tem seu eleitorado nos manifestantes da Avenida Paulista, justifica, bem-humorado, sua participação numa frente de um segmento do agronegócio como trabalhar pela reintrodução da pesca no rio Tietê, um dos cursos de água mais poluídos do mundo, que perdeu seus últimos vestígios de vida há mais de meio século

Com isto, a nova frente parlamentar engloba todo o leque da produção aquática do País, desde a pesca de alto mar até os mini criadores artesanais em pequenas propriedades. Como diz Nishimura, reúne todo “povo das águas”.

Estreitamente ligada à Frente Ruralista devido à simetria entre aqüicultura e agricultura de superfície, a nova frente provisoriamente está instalada na casa da Frente Parlamentar da Agropecuária, da qual Nishimura é um dos integrantes mais ativos.

O evento teve a participação da ministra da Agricultura, Teresa Cristina, ex-presidente da frente ruralista, deputada federal pelo DEM de Mato Grosso do Sul. que integra o ministério do governo do presidente Jair Bolsonaro como representante pluripartidária do setor primário. Também estava n o evento o presidente da frente ruralista, deputado Alceu Moreira (MDB/RS) e lideranças do setor pesqueiro dos estados produtores.

Blog Edgar Lisboa