Inicial / Notícias / Paulo Guedes diz que governo trabalha para reduzir, não aumentar impostos
Paulo Guedes diz que governo trabalha para reduzir, não aumentar impostos - Blog Edgar Lisboa. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Paulo Guedes diz que governo trabalha para reduzir, não aumentar impostos

Print Friendly, PDF & Email

O ministro da Economia, Paulo Guedes, negou nesta terça-feira (29) que a proposta de Reforma Tributária, em estudo pela equipe econômica resulte em aumento de impostos. Segundo o ministro, a eventual criação de uma contribuição sobre pagamentos resultaria em simplificação e em diminuição da carga tributária.

“O secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, não fez nenhuma proposta de aumento de impostos. Temos dito que vamos reduzir e simplificar impostos. Em nenhum momento, ele disse que vai aumentar impostos. Ele foi mal interpretado”, disse Guedes após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também comentou a proposta de Cintra, que prevê a unificação de vários tributos federais no Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e a criação de uma contribuição sobre pagamentos, que abrange não apenas as movimentações financeiras, mas qualquer pagamento. Segundo o presidente da Câmara, onde tramita outra proposta de reforma tributária, não existe conflito com o governo porque a proposta do secretário da Receita ainda está em fase inicial de elaboração.

Maia, no entanto, enfatizou que o Legislativo não aceita aumento de tributos. “Não vou tratar de aumento de imposto. Sobre isso, já dei minha opinião. A Câmara tem muita dificuldade de tratar de aumento de impostos. Não vamos transformar uma entrevista de Cintra para o jornal Folha de S.Paulo em tese num fato consumado que não é verdadeiro, até porque ele não apresentou proposta concreta na Câmara dos Deputados”, declarou.

Blog Edgar Lisboa