22 de novembro de 2017
Inicial / Outras Notícias / PecBrasília movimentará mercado agropecuário do DF em outubro
PecBrasília movimentará mercado agropecuário do DF em outubro - Blog Edgar Lisboa. Foto: Pedro Ventura/Agencia Brasilia

PecBrasília movimentará mercado agropecuário do DF em outubro

Print Friendly, PDF & Email

De 25 a 29 de outubro, o Parque de Exposições Agropecuárias Granja do Torto receberá a terceira Mostra Tecnológica da Pecuária do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) – PecBrasília.

Segundo o governador de Brasília, reabrir o parque da Granja do Torto para o evento é fundamental para reforçar a destinação natural do espaço. “O que se faz em Brasília hoje no setor da agropecuária é o que há de mais moderno no País”, destacou. Ele participou do lançamento da mostra, na tarde desta quinta-feira (28), na Residência Oficial de Águas Claras.

Rollemberg garantiu que o governo dará todo o apoio possível para a mostra e defendeu uma gestão compartilhada com as entidades privadas em relação ao local. “Vamos construir juntos uma pecuária cada vez mais forte no DF.”

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do setor no DF, a PecBrasília reunirá aproximadamente 150 criadores dos seguintes segmentos: bovinocultura de leite e de corte, equideocultura, ovinocultura e caprinocultura.

Cerca de 1,2 mil animais estarão expostos para venda, além de máquinas agrícolas. Haverá ainda apresentação de tecnologias aplicadas à pecuária.

A mostra cria oportunidades de negócios para pequenos, médios e grandes produtores em um ambiente propício para a apropriação de tecnologias que podem aprimorar os sistemas de produção da região.

Em 2016, o evento movimentou mais de R$ 2 milhões em negócios, de acordo com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

“Temos uma boa estrutura fundiária e diversificação de produtos que saem daqui, o que é muito bom para a economia”, destacou o titular da pasta, Argileu Martins da Silva, ao apresentar os números da produtividade agrícola no DF. “É um setor estratégico, importante não só no âmbito econômico como no social e no ambiental”, acrescentou.

Ele agradeceu às entidades realizadoras do evento e ao setor produtivo do DF. “Cabe a nós, como governo, fortalecer e estimular as condições de investimento da categoria.”

A PecBrasília contará ainda com degustação de produtos e venda de artesanato, entretenimento para todas as idades, competições de raças, rodadas de negócios, palestras e seminários.

A novidade de 2017 será a vitrine de negócios da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na qual serão apresentados 34 ativos tecnológicos em agroenergia para empresários e investidores do setor.

De acordo com a pasta da Agricultura, o rebanho de bovinos do DF e da Ride tem 1.975.024 cabeças de gado. São 270.627 vacas ordenhadas e quase 18 mil ovinos e caprinos, além de 74.725 equídeos.

PecBrasília é fruto de parcerias entre entidades e governo

A PecBrasília é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Zebu do Planalto em parceria com o Sindicato dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Distrito Federal e do Núcleo Quarto de Milha de Brasília.

O evento conta com apoio da Secretaria da Agricultura, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF), da Embrapa, da Federação da Agricultura e Pecuária do DF e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O presidente da Associação dos Criadores de Zebu do Planalto, Evando Reis da Silva, ressaltou a importância da parceria e parabenizou o incentivo do governo na realização do evento. “Brasília tem um ambiente favorável ao setor, 70% do território é área rural.”

Fonte: Agência Brasília