Pesquisa CNI/Ibope: Lula tem leve alta | | Edgar Lisboa
Inicial / Notícias / Pesquisa CNI/Ibope: Lula tem leve alta

Pesquisa CNI/Ibope: Lula tem leve alta

Print Friendly, PDF & Email

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo pesquisa da CNI/Ipobe, registrou uma leve alta de 80 para 81%. A avaliação do presidente Lula também apresentou uma pequena alta em setembro e foi para 69%, um há mais dos 68 registrados em junho. Outro ponto importante da pesquisa é que ela mostra empate nas intenções de voto entre Dilma Rousseff, ministra chefe da Casa Civil que tem apoio do presidente Lula e Ciro Gomes, do PSB, que integra a coalizão de Governo.

Serra segue como favorito para eleições de 2010
Serra segue como favorito para eleições de 2010

Os dois candidatos aparecem com 14% dos votos. Em seguida vêm Heloísa Helena, com 8% e Marina Silva, ex-ministra, com recente ingresso no Partido Verde, aparece pela primeira vez na pesquisa com 6% dos votos. O governador de São Paulo, José Serra, aparece em primeiro, com certa vantagem: 34% dos votos dos entrevistados em diferentes cenários traçados pelo Ibope. Assim, Serra, do PSDB continua como favorito na corrida de sucessão a Luiz Inácio Lula da Silva, ao Palácio do Planalto, nas eleições de outubro de 2010 de acordo com a pesquisa divulgada nesta terça-feira.

Se Marina não fosse candidata, Serra seguiria com os mesmos 34%, enquanto Ciro Gomes chegaria a 17%, Dilma alcançaria 15% e Heloísa Helena acumularia 10%. Outro cenário avalia a percepção do eleitor no caso de o candidato do PSDB não ser José Serra e, sim, Aécio Neves, governador de Minas.