24 de novembro de 2017
Inicial / Matérias Especiais / PTB construindo alianças para candidato único ao Palácio Buriti

PTB construindo alianças para candidato único ao Palácio Buriti

Print Friendly, PDF & Email

Alírio Neto (PTB) que é pré-candidato diz que o partido busca alianças na caminhada ao Palácio Buriti. Já tem um compromisso firmado há dois anos com o PMDB, PR e os Democratas. “Está bem encaminhado, teríamos um candidato único e estamos construindo as alianças à medida que as coisas vão acontecendo. Hoje para ter chances tem que ter alianças. Estamos construindo e as portas estão abertas”.

O ex-deputado Alírio Neto (PTB) e o federal Alberto Fraga (DEM) fecharam aliança para as eleições de 2018, já em março. Eles decidiram que estarão juntos em uma chapa majoritária, independentemente do cargo a concorrer. PTB e DEM pavimentam o caminho para o Palácio Buriti, agora com algumas incertezas devido ao conturbado cenário político que se apresenta.

Uma fonte bastante próxima de Alírio Neto revela que já estão adiantadas as conversas para que Joe Valle, por exemplo, seja o candidato à vice-governador e inclui negociações também com Jofran Frejat. Avalia que o acordo com Alberto Fraga já não se sustenta e não está descartada a aliança com o PT e  PSol.

Nas eleições de 2014, Alírio Neto considerado como um puxador de votos, foi derrotado por Rôney Nemer (PMDB) na disputa para a Câmara dos Deputados. Com o resultado, perdeu praticamente todos os cargos que tinha no Governo do Distrito Federal. Antes da campanha, Alírio era secretário de Justiça na gestão do petista Agnelo Queiroz, mas na disputa ao Governo de Brasília, declarou apoio ao candidato a governador Jofran Frejat (PR).

Já Alberto Fraga foi o candidato a deputado federal mais votado no DF nas eleições 2014. Obteve 155.056 indicações (10,66% do total). Ele já tinha participado da corrida à Câmara dos Deputados três vezes anteriormente: saiu vencedor em 2002 e 2006; perdeu em 2010.Hoje existe uma certa rejeição ao mais votado pelas denúncias de corrupção, ainda não comprovadas, de quando era Secretário dos Transportes.

Base em Taguatinga

Filho de um operário e de uma costureira, natural de Piripiri-PI, Alírio Neto, 57 anos, é pai de 03 filhos, chegou em Brasília com 5 anos de idade, e foi morar em Taguatinga (DF). Na adolescência, mudou-se para o Guará, onde reside até hoje. Formando-se em direito, na UnB. Foi aprovado em concurso público para agente da Polícia Civil, sendo um dos fundadores do Sinpol-DF (Sindicato dos Policiais Civis do DF), e posteriormente tornou-se delegado de polícia.

Distrital Três vezes

Na política, Alírio Neto se elegeu deputado distrital por três vezes. No seu segundo mandato, foi eleito Presidente da Câmara Legislativa do DF. Como presidente da Câmara Legislativa, assumiu interinamente o Governo do DF por duas vezes. Em 2010, foi eleito novamente deputado distrital, sendo um dos mais votados do Distrito Federal.

Nas eleições de 2014, ainda por um partido de pouca expressão (PEN), Alírio Neto foi candidato a deputado federal, obtendo 78.945 votos, ficando como primeiro suplente.

Presidente do PTB

Roberto Jefferson, presidente do PTB

A convite de Roberto Jefferson, assumiu, com carta branca, a presidência regional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB-DF para “fazer as mudanças que forem necessárias, no sentido de oxigenar o partido no Distrito Federal”.

Alírio Neto exerceu  vários cargos no Governo do Distrito Federal. Conhece bem a intrincada máquina administrativa do GDF. Foi administrador regional do Guará, secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do DF.

Estruturando o PTB

Alírio Neto tem dito, em entrevistas, como presidente do Partido Trabalhista Brasileiro, que “o PTB no DF, está sendo estruturado, “aproveitando os quadros que a gente tem, que é de muita qualidade, mas também dando oportunidade para as pessoas que queiram participar de uma política inovadora, uma política diferenciada, com a participação de todos. Na Câmara Legislativa vamos construir um projeto eleitoral, que permita pessoas novas, com cabeça boa, com projetos novos para Brasília. Aqui no PTB não será local de reeleição daqueles que já estão com mandato. Queremos eleger pessoas que tenham compromisso com essa renovação. A oxigenação da política é fundamental. Por isso, na Câmara Legislativa queremos eleger no mínimo dois deputados novos, diferentes do que estão aí, e eleger um deputado federal. É o nosso compromisso com o partido. o PTB terá um nome dentro da chapa majoritária, a ser disputada no Distrito Federal, que vai de Senador a Governador, dependendo da situação.”

Recuperação da Máquina

Segundo Alírio Neto, o PTB é um partido que vem com a proposta “de unir forças, contra o atual governo que aí está, que é um desastre para o DF. Vamos buscar as pessoas que tem o mesmo raciocínio na busca da recuperação da máquina do governo, Nós trabalhamos com agregação”.

Câmara Legislativa

Analisando a Câmara Legislativa, Alírio Neto, afirma que “a média de renovação no âmbito nacional, é sempre em torno de 55%, com crise ou sem crise”. Anunciou que “ nós do PTB estamos montando um projeto, para ajudar nesta renovação. A gente acha que a alternância de poder é fundamental para as pessoas que querem buscar uma chance de um projeto político novo.

Blogedgarlisboa/Agência Digital News com Carta Capital