Quarta-feira, 22 de julho de 2009 | | Edgar Lisboa
Inicial / Repórter Brasília / Quarta-feira, 22 de julho de 2009

Quarta-feira, 22 de julho de 2009

Print Friendly, PDF & Email

Importação de lixo
A Polícia Federal informou que, dentro de 30 dias, divulgará relatório com as informações apuradas sobre o transporte ilegal dos contêineres de lixo encontrados nos portos de Santos (SP) e de Rio Grande (RS). Recentemente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) aplicou multa de R$ 233 mil para a importadora Bes Assessoria Comércio Exterior e R$ 408 mil para a Alfatech, ambas empresas de Bento Gonçalves (RS). Ainda não há prazo definido para a devolução dos 89 contêineres de lixo inglês, sendo 41 no Porto de Santos, 40 no Porto de Rio Grande e oito na estação aduaneira de Caxias do Sul.

Juventude escapa de multa
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que o Esporte Clube Juventude não terá de pagar multa prevista na Lei Pelé pela rescisão antecipada do contrato do jogador Luís Oscar Rauber Filho. O jogador entrou no time em 1998, onde ficou até 2003, quando foi dispensado sem justa causa, um ano antes do fim da vigência do contrato. Além do pagamento das verbas trabalhistas, Rauber Filho queria o direito de receber a multa estipulada na Lei Pelé.

Foco nos estudantes
A deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) não perde seu foco na defesa dos movimentos estudantis. A comunista gaúcha apresentou, em co-autoria com o deputado Edmilson Valentim (PCdoB-RJ), o pedido de uma sessão solene em 11 de agosto para homenagear, o Dia do Estudante conjuntamente com 61º aniversário da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Preço mínimo do milho
Nova portaria interministerial prevê mecanismos para regular preços de venda no balcão de 300 mil toneladas de milho em grãos dos estoques públicos. Das 300 mil toneladas, 200 mil são para o Rio Grande do Sul. Cada agricultor familiar poderá comprar 6 toneladas, o equivalente a cem sacos de milho em grãos. O intuito é suprir a demanda emergencial de avicultores, suinocultores e bovinocultores de leite da Região Sul. O preço de venda em balcão será o preço mínimo vigente para o estado.

Granizo e chuva forte
A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), ligada ao Ministério da Integração Nacional, emitiu alerta de chuva forte nas regiões oeste e sul do Rio Grande do Sul, com queda de granizo e rajadas de vento entre 60 e 80 quilômetros. A Sedec recomenda atenção para o risco de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras. Primeiro a estiagem, agora granizo. Em outra encarnação, os agricultores gaúchos devem ter colado chiclete na barba de São Pedro para estarem sendo tão penalizados pelas intempéries na atualidade.

Vinho composto aprovado
Foto: divulgação
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou projeto de lei que autoriza os vitivinicultores brasileiros a escolherem os ingredientes que serão usados na fabricação do vinho composto. "A mudança proposta disciplinará a questão da produção do vinho composto e regularizará seu mercado, além de garantir a necessária segurança e aclaramento jurídico para o registro do produto junto ao ministério", explica o relator da proposta, deputado Afonso Hamm (PP-RS). Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, existem hoje 638 tipos de vinhos compostos no País. Entre os mais conhecidos, estão o vinho de jurubeba e o vermute.