Inicial / Notícias / Relações com a imprensa

Relações com a imprensa

Print Friendly, PDF & Email

A não-obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão de jornalista, a assessoria de imprensa, a ética no jornalismo e as redes sociais como difusão de informação estiveram em debate, em Goiânia (GO), desde quinta-feira até esse domingo (4), quando encerrou o 17º Encontro Nacional de jornalistas em assessorias de comunicação (ENJAC).

Com o tema Assessoria de Imprensa: O Jornalismo passa por aqui, o encontro realizado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Goiás reuniu 400 participantes entre representantes dos 31 Sindicatos dos Jornalistas do Brasil, além de profissionais de jornalismo e estudantes de comunicação de todo o País.

jornalista Tereza Machado
Tereza Machado

As jornalistas gaúchas Zelia Leal Adghirni, professora da Universidade de Brasília (UnB) e Teresa Cristina Machado, diretora da ATF Comunicação participaram do encontro nacional.

Zélia foi painelista do debate “A regulamentação profissional e a função de assessor de imprensa”. Também dentro do tema assessoria de imprensa, Teresa Cristina, coordenou a oficina Media training – Preparando o assessorado para lidar com a mídia.

Teresa Cristina, da ATF, reuniu ferramentas do planejamento estratégico das organizações para embasar sua apresentação e os exercícios.

Ela mostrou como a matriz SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) pode ser aplicada a cada plano de comunicação e informação a ser anunciada à imprensa. “A matriz SWOT é um exercício que os profissionais de comunicação corporativa podem incorporar a suas rotinas, passar a pensar como seus assessorados e gerar mais valor a todo o processo de informação”, aconselha.