Rogério Carvalho quer garantir direitos de trabalhadores em meio à pandemia | | Edgar Lisboa
Inicial / Notícias / Rogério Carvalho quer garantir direitos de trabalhadores em meio à pandemia
Senador Rogério Carvalho. Foto: Alessandro Dantas

Rogério Carvalho quer garantir direitos de trabalhadores em meio à pandemia

Print Friendly, PDF & Email

Proposta do líder do PT no Senado garante a manutenção dos acordos e convenções trabalhistas vencidos durante o estado de calamidade imposto pela pandemia do novo Coronavírus

O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), apresentou projeto de lei (PL 3087/2020) com intuito de garantir a manutenção dos acordos e convenções coletivas vencidos durante o estado de calamidade decorrente da pandemia de Covid-19. Assim, esses acordos manterão sua validade e efetividade até a celebração de novo instrumento.

“As necessárias restrições a aglomerações de pessoas impediriam a mobilização dos trabalhadores pela garantia de seus direitos e melhoria das condições de trabalho”, explicou o senador.

Para isso, a proposta altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), já que é vedada a ultratividade dos acordos e convenções coletivas. A ultratividade ocorre quando uma lei é aplicada posteriormente ao fim de sua vigência

Essa vedação foi incluída na CLT a fim de fortalecer o instrumento na negociação, estimulando que novos instrumentos coletivos tenham necessariamente que ser celebrados periodicamente – garantindo o diálogo entre empregador e empregado.

“Por conta dos efeitos socioeconômicos da pandemia de Covid-19, ficou comprometida a realização de negociações trabalhistas que impactem toda uma categoria. Cremos ser necessário estabelecer, como medida excepcional, a ultratividade dos contratos e convenções coletivas vencidas durante o estado de calamidade causado pela pandemia”, defendeu Rogério Carvalho.

Confira a íntegra do projeto