Inicial / Artigos / Saneamento básico
Saneamento básico - Blog Edgar Lisboa. Foto: Reprodução

Saneamento básico

Print Friendly, PDF & Email

Na Globonews, mais uma reportagem sobre os impactos da falta de saneamento público na saúde da população, notadamente dos pobres e miseráveis. No caso, uma dona de casa, moradora de uma favela nos subúrbios da capital mais populosa da América Latina, São Paulo, com três dos onze filhos internados em virtude da contaminação provocada pelo esgoto que corre a céu aberto.

Não é só lá e não são só os pobres…

Do aeroporto de Maceió até a avenida que leva ao hotel onde me hospedarei por ocasião do evento de celebração dos 40 anos do Sinduscon local, numa espécie de calha que margeia a estrada por cerca de 3 km, corre, a vazão baixa, um fio de águas servidas. Sobre outro, à noite salto, para chegar ao restaurante. E, no dia seguinte, me deparo com um já mais caudaloso, desembocando na bela Praia de Cruz das Almas, ainda pouco explorada pelo turismo.

Em Lima, Peru, segunda capital mais populosa da América do Sul, chama a atenção a ocupação sustentável do topo dos quilômetros de falésias do bairro de Miraflores. Parques e praças públicas e até um shopping center a céu aberto. “Destoa”, entre aspas, na paisagem, a estação ecológica de tratamento e reuso de águas servidas, à mostra de todos que passeiam pelo calçadão, ali instalada para minorar o impacto destrutivo do esgoto sobre a praia banhada pelo oceano pacífico (nunca tinha conhecido).

Em cada parque ou praça, em destaque a estátua de algum personagem da história peruana, garbosos, como que demonstrando orgulho pelo cenário proporcionado pela natureza e retocado por bonitas obras de Engenharia.

No calçadão da Praia de Cruz das Almas, um solitário Ganga Zumba, primeiro líder do Quilombo de Palmares, deslocado, como que procurando entender o porquê de, no Brasil, sistemas de tratamento como o da Praia de Miraflores não estarem ainda disseminados e protegendo as lindas praias das capitais nordestinas.

QUEM ESCREVE?
Dionyzio Klavdianos
Engenheiro civil formado pela UnB, diretor técnico da Construtora Itebra, presidente da Comat/Cbic e 1º vice-presidente do Sinduscon-DF.