Coluna Repórter Brasília | | Edgar Lisboa
Inicial / Repórter Brasília / Coluna Repórter Brasília

Coluna Repórter Brasília

Print Friendly, PDF & Email

Diaz e pedido de impeachment
Indignado com a decisão do presidente da Assembleia Legislativa de acolher expediente contra a governadora Yeda Crusius, Cláudio Diaz, que é vice-presidente nacional do PSDB, disse que o pedido de impeachment, na verdade, não causou surpresa. “O Rio Grande do Sul e o Brasil inteiro sabem do vínculo do presidente da Assembleia, deputado Ivar Pavan, com o PT, sigla que, na falta de alternativas, tenta manter o governo Yeda Crusius num desgaste permanente”. O tucano avalia: “Trata-se de uma campanha ideológica cruel, que visa desqualificar um governo competente que apresenta resultados não vistos há 40 anos, como por exemplo, a conquista do déficit zero.”

UFSM e UFRGS
Excluir da dispensa de licitação a contratação direta de instituições brasileiras responsáveis por pesquisa, ensino e desenvolvimento institucional. A proposta foi apresentada pelo deputado Luis Carlos Heinze (PP). “As constantes denúncias de fraudes envolvendo a contratação direta das fundações das universidades públicas, como, por exemplo, a Fateciens, vinculada à UFSM; a Faurgs, vinculada à UFRGS, entre outras, têm alarmado a sociedade brasileira e provocado diversos questionamentos do Tribunal de Contas da União acerca dos verdadeiros fins dessas instituições, ditas científicas, e sobre os preços por elas praticados” escreve Heinze. “Inegavelmente, tais situações só estão acontecendo em razão da autorização legal para dispensa de licitação. Esse instrumento legal torna insegura a lisura nas contratações públicas e oportuniza a prática de crimes contra o Erário” completa o parlamentar progressista.

Marroni no Fundo do Pré-sal
O deputado federal Fernando Marroni (PT) integrará a Comissão Especial que vai analisar o projeto de lei do Governo Federal que cria um Fundo Social para arrecadar fundos oriundos da camada pré-sal. O petista foi indicado pelo líder do PT na Câmara, deputado Cândido Vacarezza (PT-SP). “Fico muito feliz de ter merecido a confiança do líder do meu partido, que me indicou para esta tarefa tão importante. Espero, ao lado dos meus companheiros, realizar um grande trabalho e fazer por merecer esta indicação”, disse o deputado. A bancada do PT na Câmara conta, hoje, com 84 deputados, dos quais 24 estão envolvidos nas comissões especiais que analisarão os projetos do pré-sal.

Lei da Aprendizagem
A deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) solicitou informações ao ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, acerca da Lei da Aprendizagem. “A lei prevê que as empresas de médio e grande porte precisam cumprir uma cota de aprendizes, que está fixada entre 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, por estabelecimento, nossos questionamentos visam esclarecer dados do programa e fiscalização do mesmo, bem como as médias de horas destinadas” diz Manuela.

Pimenta convida
O deputado petista Paulo Pimenta convidou o Secretário Nacional de Segurança Pública, gaúcho Ricardo Balestreri (foto), a proferir palestra na CPI do Crack, sobre a situação da segurança no País. Pimenta está empenhado em convidar representantes de todos os setores da sociedade civil e do governo para buscar alternativas plausíveis para a segurança pública brasileira.

Curtas
– O deputado Onyx Lorenzoni (DEM) apresentou projeto de resolução para alterar e acrescentar artigos ao Regimento Interno da Câmara dos Deputados, instituindo normas especiais para o funcionamento das Comissões Parlamentares de Inquérito.