Inicial / Notícias / Telefônicas denunciadas

Telefônicas denunciadas

Print Friendly, PDF & Email

O requerimento para a instalação da CPI da telefonia está nas mãos do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). Mas, o criador da comissão, deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS) foto, não quer esperar. No dia 21 de novembro, ele vai entregar ao Ministério Público Federal uma denúncia pedindo a investigação das chamadas tarifas de interconexão, incluindo os valores arrecadados pelas telefônicas entre 2002 e 2012 e os investimentos feitos em infraestrutura. Nogueira também vai pedir ao Tribunal de Contas da União uma auditoria especial no balanço das operadoras. Tudo isso para coincidir com um protesto de entidades de defesa do consumidor que pede as pessoas para desligar os celulares de meio dia às 13h.

Silêncio preocupante

Ronado Nogueira foto

“É uma ação coordenada, até para sensibilizar o presidente da Câmara para instalar a CPI”, comentou Ronaldo Nogueira. Mas, de acordo com o deputado, o que mais incomoda é a falta de manifestações. “Fico preocupado com o silêncio, tanto por parte do governo, da Agência Nacional de Telecomunicações, quanto das operadoras e até da própria Câmara. Parece que as telefônicas estão num berço esplêndido, esperando que nada aconteça”, lamentou.

Energia menosprezada

O potencial de energia solar e eólica no Brasil tem sido menosprezado nas políticas públicas do setor energético. Essa é a conclusão do relatório O Setor Elétrico Brasileiro e a Sustentabilidade, produzido por diversas organizações não-governamentais. Segundo o documento, com as tecnologias disponíveis atualmente para captar a energia solar, seria possível atender a 10% de toda a demanda atual de energia elétrica com a captação em menos de 5% da área urbanizada do Brasil.

Tendência de expansão

Mas a tendência é a expansão dessas fontes. De acordo com o deputado Fernando Marroni (PT-RS), o Plano de Expansão da Energia Eólica aumenta em 1000 MW por ano a fatia da fonte no Brasil. “Na minha região, mesmo com a usina de Candiota sem funcionar, já são quase duas Candiotas em energia eólica”, disse. Além disso, de acordo com Marroni, as residências entregues pelo programa Minha Casa, Minha Vida já funcionam com energia solar.

Maia na presidência

A presidente Dilma Rousseff irá retomar a agenda internacional nessa quinta feira (15), com um a viagem à Espanha. Michel Temer, o vice-presidente, irá também viajar, para a Alemanha. Quem irá ocupar o lugar deles até o dia 18 será o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS). Na última vez em que ocupou o cargo, em março deste ano, Maia cumpriu agendas extensas, com até dez compromissos em um mesmo dia. Ele teve reuniões com prefeitos e políticos gaúchos.

Curta

O Ministério Público Federal entrou com uma ação para que a frase “Deus seja louvado” seja retirada das cédulas de reais. De acordo com o órgão, o Estado brasileiro é laico e, portanto, deve estar completamente desvinculado de qualquer manifestação religiosa.

2 Comentários