Transmissões de TV Digital | | Edgar Lisboa
Inicial / Notícias / Transmissões de TV Digital

Transmissões de TV Digital

Print Friendly, PDF & Email

Brasília – O Ministério das Comunicações assinou contrato de consignação com mais duas emissoras para transmitir sinais de TV Digital. Uma das consignações é para a TV União, de Araxá, outra para a Rádio e Televisão de Uberlândia, em Ituiutaba, ambas no estado de Minas Gerais. Os atos foram assinados pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, e estão publicados no Diário Oficial da União. Com isso, em todo o país, 135 emissoras de televisão estão aptas para transmitirem sinas digitais.

Atualmente, existem no país 497 geradoras de televisão comercial e educativa em funcionamento. O Ministério das Comunicações já publicou portarias de consignação para 135 emissoras de televisão, autorizadas a transmitirem pelo padrão ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial). No total, em todo país, as operações de transmissão digital estão presentes em 26 cidades, incluindo 18 capitais.

O padrão de sistema de TV Digital adotado no Brasil (ISDB-T), diferentemente dos padrões americano (ATSC) e europeu (DVB), permite a recepção gratuita do sinal em aparelhos portáteis e móveis. Assim, é possível ao cidadão assistir à programação de TV Digital não apenas em aparelhos de TV fixos, mas em equipamentos portáteis, como aparelhos celulares e computadores. Além disso, o sistema permite a transmissão em formato MPEG-4, eficiente que o MPEG-2, adotado nos Estados Unidos e na Europa, que garantem imagem de alta definição.

O Diário Oficial da União da última sexta-feira (30) traz ainda autorização para a Life Comunicações, de Cascavel (PR), retransmitir os sinais da TV Ômega, sediada na cidade de São Paulo.

O ministério aprovou a transferência direta do quadro societário da Super Rádio DM, que transmite em FM para a cidade de Alegre (ES), bem como decidiu consignar à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) a operar uma emissora de rádio FM educativa na capital do Amapá, Macapá (MC).